Agentes comunitários da Capital participam de formação em saúde integral LGBTQIA+

25/07/2023 16:07
Carolina Zeni/SMS PMPA
SAÚDE
Curso que teve início nesta terça-feira oferecerá abordagens abrangentes sobre gênero e sexualidade

Agentes comunitários de saúde da Capital terão uma intensa agenda até 15 de agosto para ampliar conhecimento sobre as necessidades inerentes à população LGBTQIA+ na área da saúde. O curso Promotoras em Saúde Integral LGBTI+ teve início na manhã desta terça-feira, 25, no auditório da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e oferecerá abordagens abrangentes sobre gênero e sexualidade.

Participaram da abertura do programa o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, o coordenador da área técnica de Saúde Integral da População LGBTQIA+, Júlio Barros, os professores Alexandre Almeida e Débora Fernandes Coelho, o psicólogo e desenvolvedor do projeto, Guilherme Waccholz, e a reitora Lucia Campos Pellanda. Na avaliação do secretário, a ação dá oportunidade para o município evoluir nos processos de atendimento à população. “Temos um campo vasto e precisamos acabar com o preconceito, e nada melhor que essa oportunidade dentro da universidade para potencializarmos nossos acolhimentos”, disse.  

Informações sobre a rede e conceitos gerais de saúde coletiva, bem como a história do SUS e da estratégia de saúde da família foram apresentados aos participantes neste primeiro dia. Para os próximos encontros, estarão nos debates assuntos relacionados à diversidade de gênero, marcos do movimento LGBTI+ e políticas de equidade.

A formação, que tem carga horária total de 40 horas, é presencial e ocorre nas terças e quintas-feiras nas instalações da UFCSPA. Foram disponibilizadas 40 vagas, distribuídas igualmente entre as quatro coordenadorias de saúde do município. O curso busca combater as desigualdades no Sistema Único de Saúde (SUS), frequentemente causadas pela discriminação e preconceito, seguindo os princípios e diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral LGBT (PNSI-LGBT) e da Política Municipal de Saúde Integral da População LGBTQI+ (PMSI-LGBTQI+).

O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a UFCSPA através do Programa de Pós-Graduação em ensino em Saúde (PPG-EnSau), Instituto de Pesquisa do Rio Grande do Sul (IPARGS) e Núcleo de Inclusão e Diversidade (nid).

 

Carolina Zeni

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes