Agendamento on-line ampliado permite marcar consulta sem sair de casa

21/12/2020 11:44
Anselmo Cunha/PMPA
SA√öDE
Prefeito visitou a Unidade de Sa√ļde Tristeza na manh√£ desta segunda-feira

Os agendamentos de consultas em 47 unidades de sa√ļde de Porto Alegre j√° podem ser feitos atrav√©s do celular, pelo aplicativo #eufacopoa. Nesta segunda-feira, 21,o prefeito Nelson Marchezan J√ļnior, o secret√°rio municipal de Sa√ļde, Pablo St√ļrmer e o adjunto, Natan Katz, estiveram na Unidade de Sa√ļde Tristeza (Wenceslau Escobar, 2442, bairro Tristeza), participando da entrega da nova etapa da amplia√ß√£o do acesso a consultas on-line e do Prontu√°rio Eletr√īnico Integrado do Cidad√£o, que j√° est√° dispon√≠vel em todas as unidades de sa√ļde. Porto Alegre conta com 131 unidades de sa√ļde, e as que j√° tem agendamento on-line representam 32% do total.

‚ÄúEssa facilidade de marca√ß√£o de consulta possibilita que o cidad√£o fa√ßa o seu agendamento sem sair de casa. Nesse momento de pandemia a ferramenta se torna ainda mais importante para que o usu√°rio fique protegido e s√≥ saia para consultar‚ÄĚ - Prefeito Nelson Marchezan J√ļnior.

O acesso √© pelo aplicativo #EuFa√ßoPoa, op√ß√£o ‚ÄúMeus agendamentos‚ÄĚ e, ap√≥s, ‚ÄúTipos de agendamentos‚ÄĚ. A pessoa deve selecionar a op√ß√£o ‚ÄúConsultas na unidade de sa√ļde‚ÄĚ e escolher o hor√°rio e o melhor dia para ser atendido. Com o Prontu√°rio Eletr√īnico do Cidad√£o √© poss√≠vel ver resultados de exames de imagem e laboratoriais, acompanhar quais medicamentos foram recebidos, buscar medicamentos e ter acesso aos boletins m√©dicos de interna√ß√Ķes hospitalares.

Segundo o secret√°rio municipal de Sa√ļde, Pablo St√ľrmer, o sistema auxilia na busca por servi√ßos de sa√ļde com acompanhamento integral do paciente. "√Č mais um passo que damos no caminho da implanta√ß√£o total dos agendamento nas unidades de sa√ļde, trazendo mais agilidade e evitando que o usu√°rio fa√ßa deslocamentos desnecess√°rios", afirma.

Para consultas das 8h √†s 18h, o usu√°rio pode fazer a marca√ß√£o somente na unidade de sa√ļde de refer√™ncia, ou seja, onde costuma consultar. Nas unidades de turno estendido, que funcionam das 18h √†s 22h, todo o cidad√£o poder√° marcar uma consulta. Caso n√£o possa comparecer, a consulta deve ser cancelada pelo pr√≥prio aplicativo, para que outra pessoa possa ter a chance de consultar. Iniciado em setembro, o trabalho de amplia√ß√£o √© realizado pela Companhia de Processamento de Dados do Munic√≠pio de Porto Alegre (Procempa).

Luciana Mismas e Neemias Freitas

Fabiana Kloeckner