Ações de qualificação profissional marcam encerramento do Agosto Dourado

29/08/2023 15:08
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Curso para profissionais do HMIPV foi apresentado em evento nesta terça-feira

Duas ações voltadas à qualificação dos profissionais de saúde referentes à importância da amamentação marcam o encerramento do Agosto Dourado na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mês criado para enfatizar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Uma delas é o lançamento, nesta terça-feira, 29, do curso EAD para profissionais do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) no âmbito da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. O conteúdo estará disponível na plataforma EducaPoa e inclui 20 horas de capacitação. Também poderá auxiliar trabalhadores de unidades de saúde que fazem acompanhamento de pré-natal e puerpério.

Elaborado pelo Comitê de Aleitamento Materno do HMIPV, o material foi apresentado em evento nesta manhã, no auditório do hospital. A enfermeira obstétrica Melissa Pasquotto, coordenadora do comitê, explica que o curso é obrigatório para maternidades que se constituem Hospital Amigo da Criança. “O conteúdo se aprofunda na realidade do HMIPV, com assuntos aplicados no dia a dia de trabalho”, diz. São orientações sobre amamentação, material de estudo e apoio, com módulos avaliativos e aulas práticas previstas para o final da formação.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Kit contém materiais para auxiliar na explicação da pega correta e posição junto ao seio materno

“O aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade é fundamental e isso normalmente deve começar na sala de parto, no primeiro contato do bebê com a mãe”, afirma o diretor-geral do HMIPV, Cincinato Fernandes Neto, reforçando a importância do curso para qualificação dos profissionais. O gestor lembra que a amamentação auxilia na prevenção de várias doenças, como obesidade infantil, diabetes e doenças respiratórias, melhorando a imunidade do recém-nascido ao longo da vida. O HMIPV possui o título de Amigo da Criança desde o ano 2000. Assim, a instituição se compromete a incentivar o aleitamento materno com a adoção de dez passos para o sucesso da prática.

Kits didáticos – A outra ação da SMS é voltada a profissionais das unidades de saúde da Capital, que receberão kits para auxiliar na explicação sobre amamentação. O material inclui mamas confeccionadas em tecido que irão auxiliar na demonstração da pega correta e da posição do bebê junto à mãe, além de mostrar a fisiologia do seio feminino. Para ter uma ideia da capacidade gástrica dos bebês, há também um conjunto que demostra o tamanho do estômago do primeiro dia de nascimento até um ano de vida. A entrega nas unidades de saúde começa nesta semana.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes