Abertas as inscrições para a 4ª Conferência Municipal de Saúde Mental

10/03/2022 09:13

Já estão abertas as inscrições para a 4ª Conferência Municipal de Saúde Mental, que será realizada nos dias 31 de março, 1º e 2 de abril deste ano. O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA), será 100% on-line. O público-alvo são trabalhadores, usuários, gestão e prestadores de serviços do SUS do município. Para acessar o formulário de inscrições é preciso entrar no site e preencher o campo na aba inscrições.

Na plenária de abertura, na noite do dia 31 de março, os conferencistas abordarão os quatro eixos temáticos para todos os participantes. A palestra inicial irá balizar as discussões dos dias posteriores. Em 1 e 2 de abril o público ficará subdividido em grupos, para debater temas específicos. Por isso é importante que cada inscrito escolha, no momento da inscrição, dois dos quatro eixos temáticos: Cuidado em liberdade como garantia de Direito e Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós--pandemia. O tema central da discussão é "A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS".

Das 544 vagas disponíveis, 50% são para o segmento usuários, 25% para trabalhadores e 25% para governo (gestor/prestador). Após o encerramento do período de inscrições, no dia 12 de março, as vagas poderão ser remanejadas para outros segmentos, conforme avaliação da comissão organizadora da Conferência

Cláudia Fleury

Andrea Brasil