Webinar analisa impactos de investimentos em obras públicas na Capital

15/12/2020 12:22

Contextualizar os efeitos das obras públicas no desenvolvimento turístico e econômico de Porto Alegre é o tema do Webinar que ocorre nesta terça-feira, 15, às 14h30. O seminário, organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), reúne especialistas para avaliar os impactos das obras nos projetos de revitalização urbana, como na Orla do Guaíba, que reaproxima a população das margens do principal cartão-postal da Capital.

O webinar é um complemento à consulta pública lançada pela prefeitura para identificar e medir os impactos das obras na Orla Moacyr Scliar. Aberta até 23 de dezembro, consultores e interessados poderão contribuir com sugestões e definir a metodologia a ser utilizada no Estudo de Avaliação de Resultados do Programa Orla POA.

Para a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Juliana Castro, as intervenções na orla superaram as expectativas da população e demonstraram a importância de investimentos de tal magnitude para transformar o futuro da cidade. “Pedimos a contribuição de especialistas e interessados em aprimorar nossas ferramentas científicas no intuito de aumentar a eficácia da alocação de recursos públicosâ€, explica.

Antes da pandemia do novo coronavírus, o número de frequentadores da orla chegava a 50 mil pessoas por dia nos finais de semana. Impacto positivo também se refletiu na ampliação de serviços e na regularização dos comerciantes que atuam no local.

Conheça os palestrantes:

Glênio Bohrer (arquiteto da Prefeitura de Porto Alegre e professor da Faculdade de Arquitetura da UFRGS) - Fará apresentação contextualizando o Programa OrlaPOA, os projetos e a cidade como produto turístico e econômico.

Eduardo Fagre (economista e executivo da Diretoria de Avaliação de Impacto e Aprendizado de Políticas do Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF) - Falará sobre os desafios para elaborar estudos de avaliação de resultados.

Acesse para participar da consulta pública.

 

Gonçalo Valduga

Fabiana Kloeckner