Prometa: Prefeitura apresenta balanço da gestão 2021-2024 e metas para 2025-2028
A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), apresentou à Câmara de Vereadores o balanço da gestão 2021-2024 e o planejamento estratégico para o novo ciclo administrativo, que compreende os anos de 2025 a 2028. O encontro virtual, na noite de quinta-feira, 15, teve como objetivo compartilhar os principais resultados da administração municipal nos últimos quatro anos e detalhar as ações previstas para o futuro próximo através do Programa de Metas (Prometa), instrumento de monitoramento e avaliação da gestão.
Bruno Caldas, secretário adjunto da SMPG, abriu a audiência pública apresentando os resultados consolidados do último ano do ciclo 2021-2024. “Das 129 metas definidas para 2024, conseguimos atingir 84, 15 foram parcialmente atingidas e 30 não foram alcançadas. É importante ressaltar que boa parte das metas não atingidas decorrem dos impactos da enchente, que exigiu redirecionamento de esforços e suspensão de algumas entregas. A realidade climática adversa exigiu prioridade absoluta nas ações emergenciais e de atendimento direto à população”, explicou.
O plano estratégico municipal está ancorado em quatro grandes eixos: Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e Gestão. Ao todo, foram definidas 180 metas vinculadas a 12 objetivos macro, compondo o Mapa Estratégico do Governo. A proposta visa garantir maior eficiência na formulação, execução e monitoramento de políticas públicas, alinhando entregas ao interesse coletivo.
A apresentação reforça o compromisso da administração municipal com a transparência, a eficiência na gestão de recursos públicos e o alinhamento com as necessidades da população. O planejamento 2025–2028 sinaliza um governo orientado por dados, metas claras e foco em resultados sociais e urbanos tangíveis.
Prometa – O Programa de Metas teve origem em um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município proposto pelo então vereador Sebastião Melo, aprovado pela Câmara Municipal em 2015. A iniciativa contribui para maior transparência, planejamento e responsabilidade na gestão pública, pois determina a apresentação de um planejamento das ações do Executivo, fazendo a administração municipal se comprometer com resultados em benefício de quem recebe os serviços públicos.
A elaboração do Prometa ocorreu sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG) e contou com a participação das demais secretarias e órgãos da administração direta e indireta do município. O Prometa 2021–2024 está disponível para consulta pública.
Bianca Dilly