Prefeitura planeja integração de sistemas municipais com apoio do BID
A equipe do Programa de Desenvolvimento e Recuperação de Infraestrutura Social do Município de Porto Alegre (Poa+Social) esteve reunida na segunda e terça-feira, 8 e 9, para tratar da interoperabilidade dos sistemas da prefeitura. A meta é garantir que diferentes plataformas digitais se comuniquem e funcionem em conjunto. Essa integração vai possibilitar a troca eficiente de informações entre softwares e instituições diversas. Durante o encontro, foram avaliadas a estrutura do projeto e as atribuições dos órgãos responsáveis pela iniciativa. Também foram definidas as ações para os próximos 18 meses. O encontro contou com a participação da consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Gloria Ortega, especialista no assunto.
O secretário municipal de Planejamento e Gestão de Porto Alegre, Cezar Schirmer, ressaltou que a interoperabilidade será uma das contribuições duradouras do POA+Social para a gestão da capital gaúcha. “A integração dos sistemas da prefeitura facilitará o acesso da população aos serviços municipais. Além disso, o compartilhamento de dados vai contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e com maior impacto”, afirmou.
Gloria Ortega ficou satisfeita com a participação dos representantes de diversos órgãos do município no encontro e destacou a importância do trabalho que será realizado. “Porto Alegre deve oferecer serviços para os cidadãos que, cada dia mais, encontram no mundo digital uma oportunidade de serem produtivos, eficientes e mais humanos. É um projeto de digitalização com humanidade”, ponderou a consultora do BID.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, o POA+Social foi criado para fortalecer a rede de proteção social e melhorar a qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade. Financiado pelo BID e com a contrapartida da prefeitura, o programa conta com um investimento de US$ 161 milhões. O projeto terá ações nas áreas da saúde, educação, assistência social e desenvolvimento humano. Destaque para as medidas que visam à modernização da gestão e à integração dos sistemas do Executivo municipal, por meio da transformação tecnológica. A política pública também busca estimular o engajamento da população e ampliar a inclusão produtiva.
Andrea Brasil