Publicada a 50ª edição do Anuário Estatístico

26/12/2021 19:53

A Prefeitura de Porto Alegre lançou a 50ª edição do seu Anuário Estatístico, publicação que traz informações referentes a obras e serviços realizados pelo Executivo Municipal e disponibiliza dados às instituições de ensino e pesquisa, possibilitando o monitoramento e a avaliação dos programas do governo. O conteúdo traz uma análise de ações realizadas entre 2011 e 2020 e pode ser acessado no site oficial da prefeitura.

O Anuário Estatístico da Prefeitura Municipal de Porto Alegre foi criado em 1972 e representa um instrumento de prestação de contas que contribui para a transparência institucional. Além de servir como ferramenta de controle social, o documento é responsável por divulgar dados demográficos e socioeconômicos da Capital. As séries históricas ainda possibilitam acompanhar, ao longo da última década, as realizações da administração centralizada e descentralizada, com destaque para os serviços essenciais que mais impactam a vida dos cidadãos. 

A elaboração do anuário é feita pela Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), por meio da Diretoria de Planejamento Estratégico e Monitoramento de Resultados (DPEMR). Nesta edição, a administração municipal se defrontou com a dificuldade de fazer comparações entre alguns dados de 2020 a 2011, pois, em muitos casos, além da indisponibilidade de dados, houve a redução de determinados serviços diante das adversidades da pandemia do Covid-19. Isso fez com que existam lacunas em muitas tabelas para as quais havia disponibilidade de dados em todos os anos da série histórica.

“Inferências a partir dos dados de 2020 devem ser feitas com cautela. Antes de quaisquer conclusões, é preciso esperar a publicação dos dados dos próximos anos para uma contextualização temporal mais segura. A pandemia impactou e ainda impactará a oferta e demanda dos serviços públicos, alterando a forma de prestação de alguns deles”, avalia o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer. 

A estrutura do anuário segue uma organização que contextualiza o município e depois aborda as ações da prefeitura. Primeiramente, o leitor é apresentado aos indicadores demográficos, econômicos e socioeconômicos de Porto Alegre. Nos indicadores demográficos, é possível consultar dados populacionais, taxa de alfabetização, renda per capta, taxas de natalidade e longevidade, indicadores de habitação, dados de saneamento, entre outros.

Os indicadores econômicos trazem dados como o coeficiente participação de Porto Alegre no Fundo de Participação dos Municípios, o índice de retorno do ICMS, índices de preços e crescimento da frota de veículos da Capital. Já os indicadores socioeconômicos apresentam dados relacionados a indicadores de criminalidade, vulnerabilidade social, acidentes e índices basilares como Idese (Desenvolvimento Socioeconômico), IDH (Desenvolvimento Humano), Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal e Ibeu (Índice de Bem-Estar Urbano). Após apresentados os indicadores, a publicação traz informações sobre as ações do Executivo Municipal ao longo da última década divididas pelos quatro eixos de gestão: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Serviços Públicos e Gestão.

Claiton Silva

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes