Prefeitura avança na implantação da sistemática de governança e gestão

24/04/2021 09:40
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Reunião de Governança e Gestão em 22 de abril no Ceic

A implantação da Sistemática de Governança e Gestão do governo de Sebastião Melo avança e já conta com 523 servidores capacitados. Os trabalhos, iniciados em 26 de janeiro, são coordenados pela Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), que atua em parceria com os demais órgãos da administração direta e indireta.

A meta da prefeitura é capacitar dois mil servidores ao longo de 2021. Receber a capacitação significa compreender a metodologia de trabalho empregada no modelo de gestão do atual governo. “A falta de gestão e de planejamento no serviço público é um problema que existe há décadas do Brasil. Instrumentos como esse, que qualificam processos e nivelam o conhecimento do quadro de servidores, são fundamentais para que os serviços sejam prestados com qualidade”, avalia o secretário Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.

Além dos servidores capacitados, a PMPA já com 537 usuários ativos no Sistema de Monitoramento Estratégico (SME). Um usuário ativo é aquele que está habilitado a participar do monitoramento de resultados. Atualmente, esses usuários podem acompanhar 113 projetos prioritários, 230 entregáveis (projetos e ações de menor impacto) e outros 149 projetos através da chamada gestão local, que é quando uma secretaria ou órgão cadastra processos ao SME e os monitora através da ferramenta.

“A partir o momento em que os servidores a conhecem, percebem que o seu trabalho é importante e que fazem parte de um processo maior. Isso gera a sensação de pertencimento. Como resultado, as pessoas trabalham de forma organizada e sistêmica”, afirma a diretora de Planejamento Estratégico e Monitoramento de Resultados da SMPAE, Melissa Custódio.

A SMPAE também monitora 546 indicadores de desempenho. Entre eles, indicadores do Programa de Metas 2021-2024 (Prometa) e do Plano Plurianual (PPA).

Como o processo está organizado - A Sistemática de Governança e Gestão representa os mecanismos padronizados para exercício da liderança governamental, do direcionamento e compartilhamento estratégico, da priorização, definição e monitoramento de metas para a administração pública direta e indireta, com transparência para os gestores, servidores e sociedade. O conjunto de iniciativas visa a desburocratizar a máquina pública, estabelecer metas e indicadores de desempenho, trabalhando a elaboração e concretização de projetos exequíveis.
 
O primeiro passo para a sua implantação foram as reuniões em cada órgão da administração municipal, momento em que foram elencados indicadores, metas, projetos e entregas, esboçando o escopo de cada projeto. A equipe da secretaria foi a campo, coletando o material, realizando o cruzamento de dados e esboçando as minutas de todas as ações que seriam desencadeadas a partir da implantação da sistemática.

Esse trabalho foi então submetido à avaliação do prefeito Sebastião Melo e do secretário Cezar Schirmer. Após a aprovação, foram finalizados e entregues os Contratos + Gestão + Resultados, o Prometa 2021-2024 e instituído o calendário anual de reuniões do SME. “Uma das maiores bases para que a sistemática avance é a participação da alta gestão, o que estamos atingindo através do comprometimento do nosso prefeito e do secretariado. Esse empoderamento representa um diferencial para o sucesso do programa”, acrescenta Melissa.

 

Claiton Silva

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes