Porto Alegre avalia estratégias para melhorar a sensação de segurança no Centro Histórico e no 4º Distrito

19/03/2024 11:00

Especialistas do Instituto Cidade Segura (ICS), contratados para trabalhos de assistência técnica pelo Banco Mundial (BM), apresentaram, em uma reunião virtual na segunda-feira, 18, um conjunto de estratégias para ampliar a sensação de segurança no Centro Histórico e no 4º Distrito de Porto Alegre. Estas medidas foram formuladas com base nos resultados de uma pesquisa executada pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO) nas regiões em novembro de 2023, por meio de um questionário aplicado durante dez dias e respondido por 1,5 mil participantes.

A pesquisa faz parte do projeto de revitalização do Centro Histórico e do 4º Distrito, vinculado ao programa de financiamento Centro+4D, atualmente em fase de captação pela Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com o BM e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), através da Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE).

As conclusões destacaram que melhorias em infraestrutura, iluminação pública e o desenvolvimento de espaços com múltiplos usos seriam eficientes para combater a sensação de insegurança nas áreas estudadas. Dentre as medidas propostas, a aplicação do conceito de "metástase positiva" se sobressaiu, indicando que intervenções pontuais por parte do poder público podem estimular uma transformação urbana ampla, melhorando a qualidade de vida dos porto-alegrenses.

Estratégias como o aumento da iluminação pública foram enfatizadas, com referência ao experimento realizado em Nova York, que resultou em uma redução significativa de crimes noturnos. A reconfiguração das "ruas completas", que promove a segurança e acessibilidade para todos os cidadãos, independente do meio de locomoção, também foi sugerida como medida vital.

Além disso, o fomento da "caminhabilidade" e a adoção do modelo de "cidade de 15 minutos" foram apresentados como soluções para diminuir a dependência de veículos e aumentar a interação social e econômica nos bairros. A atenção para com a construção de espaços que atendam às necessidades de mulheres e crianças também foi citada como essencial para uma comunidade mais segura.

A implementação de "fachadas ativas", que promovem a ocupação dinâmica dos espaços públicos, juntamente com a qualificação dos serviços públicos e a aplicação de princípios de prevenção de crimes através do design urbano (CPTED), foram identificadas como estratégias-chave para revitalizar essas áreas.

“As conclusões apresentadas após a análise das respostas ao questionário nos proporcionaram uma visão ampla e lúcida sobre a sensação de segurança nos locais abordados. Este feedback é essencial para fomentar o projeto de revitalização do Centro Histórico e do 4º Distrito, proporcionando a adoção de medidas mais assertivas para coibir a sensação de insegurança e transformar essas regiões em áreas mais seguras, inclusivas e dinâmicas, reforçando o compromisso da administração com a segurança e o bem-estar dos cidadãos”, conclui o coordenador-geral do Programa Centro+4D, Glênio Vianna Bohrer.
 

 

Bethânia Helder

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes