Planejamento: Entenda como funciona a Sistemática de Governança e Gestão da prefeitura

24/02/2022 19:47
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Processo onde prefeito e gestores municipais firmam um compromisso de promover entregas para a população

A análise e o monitoramento da gestão da prefeitura são feitos por meio da Sistemática de Governança e Gestão, conjunto de mecanismos padronizados para exercício da liderança governamental, do direcionamento e compartilhamento estratégico, da priorização, definição e monitoramento de metas. A sistemática visa desburocratizar a máquina pública, trabalhando a elaboração e concretização de projetos exequíveis.

Os Contratos +Gestão +Resultados, repactuados nesta quinta-feira, 24, representam a materialização daquilo que se pretende atingir por meio desse modelo de gestão. Eles são acompanhados através do Sistema de Monitoramento Estratégico (SME), ferramenta online que permite aferir a produtividade de toda a máquina pública municipal. Isso ocorre por meio de indicadores de desempenho, entregáveis e projetos prioritários.

“A classificação de um projeto como prioritário leva em consideração critérios como a sua relevância e a fonte de recursos. Já os entregáveis são produtos de escopo reduzido que, apesar de relevantes em relação a um determinado objetivo, não são consideramos como projetos prioritários. Geralmente, suas metas tem o atingimento dentro do ano em curso. Por último, os indicadores de desempenho são as métricas utilizadas para acompanhar a evolução dos trabalhos rumo ao cumprimento das metas propostas”, explica Melissa Custódio, diretora da DPEMR.

Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Melissa Custódio, com prefeito, vice-prefeito e secretário, durante assinatura dos contratos de gestão de 2022

O ciclo de monitoramento da Sistemática de Governança e Gestão possui seis níveis gerenciais, que vão do operacional ao primeiro escalão da administração municipal. Além disso, são realizadas reuniões extras, cujo objetivo é repassar ao chefe do Executivo o diagnóstico da gestão municipal e debater possibilidades de resolução de problemas.

Veja como o ciclo está organizado

RP – Reuniões em que é checado o andamento dos projetos prioritários. Nelas, a DPEMR repassa, junto aos gerentes de projetos e equipes, o cronograma previsto no planejamento das ações e auxilia na solução de possíveis entraves.

R1 – Encontros semanais que ocorrem no âmbito das secretarias e órgãos. Neles, são repassados os pontos de gestão interna e avaliado o andamento das entregas previstas no Contrato de Gestão.

R2 – Nesta etapa, a equipe dos assessores de Governança da DPEMR repassa à diretoria as constatações encontradas no dia a dia nos órgãos. As reuniões R2 ocorrem diariamente.

R3 – A cada 45 dias, secretários e suas equipes se reúnem com a DPEMR com o objetivo de checar o andamento das metas do Contrato de Gestão. Estão previstos cinco ciclos no nível R3 em 2022.

R4 – Reformulada para o atual período, as reuniões R4 ocorrem diariamente e têm o propósito de construir, por meio da transversalidade, cenários sobre temas que posteriormente serão levados ao prefeito e ao vice-prefeito, subsidiando a tomada de decisão. As pautas são resultado das rodadas de R3 e/ou demandas diretas repassadas pelo Gabinete do Prefeito.

R5 – Reuniões quinzenais com a presença do prefeito, vice-prefeito e secretários, organizada por eixos de governo (Gestão, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico) Têm como pauta ações assuntos relacionados ao Contrato de Gestão ou demandas resultantes dos encontros R4. Estão previstos cinco ciclos no nível R5 em 2022.

RE – Chamado de reunião “extra eixo”, esse é encontro onde a DPEMR atualiza o prefeito sobre o andamento da gestão, expõe situações que demandam atenção especial e obtém os encaminhamentos necessários para a resolução de entraves.

 

Claiton Silva

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes