Inscrições abertas para contratação emergencial de analistas de TIC

07/03/2022 08:45

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado visando à contratação de analistas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em caráter emergencial pela prefeitura. Os interessados têm desta segunda-feira, 7, a 18 de março para se candidatarem a uma das dez vagas oferecidas pela Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Smpae).

A contratação emergencial terá a duração de um ano, prorrogável por igual período. A carga horária prevista poderá ser de até 40 horas semanais e o vencimento total pode atingir R$ 9,5 mil. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas de acordo com as orientações do edital, disponível aqui.

Para participar, o interessado precisa ter ensino superior completo nas seguintes especialidades: Informática, Análise de Sistemas, Tecnologia da Informação, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Análise e/ou Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Tecnologia da Informação. Também é necessária a comprovação de experiência profissional no cargo de, no mínimo, um ano – contados a partir de 1º de março de 2017.

Os analistas de TIC atuarão como contato entre as secretarias e órgãos e Governança de TIC da prefeitura, prestando assessoria para as questões relacionadas à tecnologia, tanto de uma perspectiva comercial quanto técnica, assegurando o suporte técnico e administrativo por meio do planejamento, da organização e da execução de atividades relacionadas à gestão de TIC. Dessa forma, pretende-se otimizar recursos humanos, materiais e financeiros, promovendo o alinhamento entre os órgãos da administração municipal ao mesmo tempo em que se institui uma metodologia mais ágil e racional para a aquisição de novas soluções tecnológicas.

Além do link www.portoalegre.rs.gov.br/concursos, todo o processo poderá ser acompanhado através do Diário Oficial Eletrônico de Porto Alegre. 

Atribuições – Entre as atribuições estão a criação de especificações técnicas e processos, usando análises estruturadas e técnicas de modelagem de dados, como diagramas de atividades e diagramas de entidade-relacionamento; auxiliar grupos técnicos na revisão de fluxos e processos de Tecnologia da Informação e Comunicação voltados para a eficiência e melhoria constante; criar padrões, processos, procedimentos e diretrizes para uso de ferramentas, tecnologias ou equipamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação; avaliar custo-benefício de soluções; entender as interdependências do sistema e colaborar com as equipes de projeto; prestar assessoria especializada aos clientes internos relativa à sua área de atuação; produzir e analisar estudos e pesquisas relacionados às atividades de sua área de atuação; produzir, analisar e consolidar ações e informações relacionadas às atividades de sua atuação; desenvolver, atualizar, propor e coordenar projetos, programas e técnicas específicas na área de sua atuação, em consonância com as necessidades; dimensionar requisitos e funcionalidades de sistemas; verificar o desempenho de sistemas e sugerir as mudanças necessárias à sua otimização; desenvolver, analisar, preparar, distribuir e controlar os processos técnicos e documentais necessários; gerenciar ativos e passivos financeiros no seu âmbito de atuação; pesquisar, analisar e emitir Pareceres sobre temas específicos na sua área de atuação; efetuar diagnósticos e sugerir soluções cabíveis; manter registros e relatórios sobre os serviços executados; coordenar, receber e acompanhar visitas técnicas; controlar e preservar máquinas, equipamentos e materiais sob sua responsabilidade; desenvolver e aplicar formas de atualização e melhoria contínua dos processos sob sua responsabilidade; responsabilizar-se por equipes auxiliares necessárias à execução das atividades próprias do cargo; desenvolver atividades de capacitação; representar no âmbito de sua área de atuação e executar outras tarefas correlatas.

 

 

Claiton Silva

Andrea Brasil