Secretaria de Parcerias conclui vistorias de fiscalização em praças adotadas

09/01/2024 11:24
Celso Piaseski/SMP/PMPA
Parcerias
Praça Professor Altayr Luiz Barison, na Lomba do Pinheiro, foi um dos locais vistoriados

A Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) concluiu, na última semana, a primeira etapa das vistorias de fiscalização dos espaços públicos adotados em Porto Alegre. A equipe percorreu as 106 praças sob a responsabilidade de parceiros para verificar as condições dos locais e atestar o cumprimento do compromisso firmado com a prefeitura. A próxima etapa será de averiguação nos canteiros e rótulas e, posteriormente, das adoções especiais.

Capina, varrição, limpeza, manutenção de equipamentos, paisagismo, instalação de lixeiras e placas de orientação são exemplos de serviços executados nos locais que recebem melhorias a partir das parcerias. A ação de fiscalização emitiu 28 notificações a adotantes que precisam adequar os espaços ou realizar mais alguma intervenção, assumida no início do processo.

"As adoções são uma forma fantástica de parceria. Com elas, nossas praças são melhor utilizadas e ficam mais bonitas, porém a fiscalização se faz necessária para apontar casos em que eventualmente a qualidade desejada não foi atingida”, destaca a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini.

A Capital possui 696 praças, dez parques, mais de 11 mil logradouros, 180 canteiros, 55 rótulas e cerca de 780 fachadas de prédios públicos, que podem ser qualificados com apoio de empresas, entidades, condomínios, escolas, associações e pessoas físicas. Ao eleger a amplitude da adoção e assinar o Termo de Adoção com o município, o adotante fica responsável por cuidar do espaço, mantendo-o limpo e em plenas condições de uso pelos frequentadores.

Seja parceiro de Porto Alegre - Por meio do programa, podem ser adotadas praças, parques urbanos, áreas verdes, passarelas, passeios, fachadas de prédios públicos, monumentos, viadutos, pontes, equipamentos esportivos, canteiros e rotatórias. Também pode-se optar por equipamentos específicos como, por exemplo, banheiros, bancos, quadras de esportes, etc. Os interessados podem enviar e-mail para apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br.

 

 

Isabel Lermen

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes