Prefeitura segue com processo de PPP do Trecho 2 da Orla

22/05/2023 17:40
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
SP Parcerias será a responsável por estruturar modelo de concessão

A transformação do Trecho 2 da Orla do Guaíba em um espaço com centro de eventos, esplanada para até 30 mil pessoas e anfiteatro segue em andamento na Prefeitura de Porto Alegre. Nesta segunda-feira, 22, representantes da SP Parcerias estiveram no Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela para um ato simbólico que formalizou a participação da consultoria no processo de parceria público-privada (PPP) previsto na Capital.

Sociedade de economia mista vinculada à Secretaria de Governo da prefeitura de São Paulo, a SP Parcerias é especialista em estruturar e desenvolver projetos de concessão, desestatização e PPPs. Em relação ao Trecho 2 da Orla, será responsável por desenvolver o edital e o contrato de concessão, que deverá ter duração de 35 anos. Além disso, participou do processo de análise de projetos recebidos pelo município por meio de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).

Estiveram na cerimônia o prefeito em exercício, Hamilton Sossmeier, a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, e o CEO da SP Parcerias, Guilherme de Camargo. “Este projeto será um grande destaque para Porto Alegre. Temos ouvido muitos elogios sobre essa ideia que serve para o município avançar em diversos setores. A nova Orla vem mudando a cidade”, declarou Sossmeier.

"Queremos melhorar a qualidade de vida dos porto-alegrenses. Esta consultoria técnica da SP Parcerias nos permite desenvolver projetos inéditos e inovadores”, acrescenta Ana Pellini.

Projeto - Com 850 metros entre a Rótula das Cuias e o Arroio Dilúvio, o Trecho 2 tem um terreno de 134 mil metros quadrados, sendo que 20% do espaço deverá ter área construída, segundo a proposta anunciada pela prefeitura no início do mês.

Além dos itens já citados, também estão previstos como espaços obrigatórios no local uma reserva natural para os Cágados que vivem na área, um farol com mirante, ciclovias, decks, áreas para eventos ao ar-livre, playground para crianças, cachorródromo, caminho das flores e estacionamento.

Os próximos passos incluem consulta pública, audiência pública e encaminhamento do projeto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para revisão. A expectativa é de que essas etapas ocorram até o final deste ano. A publicação da licitação, a assinatura de contrato com a concessionária e o início das obras estão previstos para ocorrer ao longo de 2024. Após o começo do serviço, os trabalhos deverão durar aproximadamente quatro anos para serem concluídos.  

 

Samuel Bizachi

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes