Prefeitura inicia elaboração de projeto para sambódromo do Porto Seco
A Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) e a empresa pública São Paulo Parcerias realizaram nesta segunda-feira, 8, a primeira reunião de trabalho dedicada à elaboração de um projeto de parceria público-privada para a qualificação e operação do Complexo Cultural do Porto Seco. A instituição paulista prestará consultoria técnica especializada à Prefeitura de Porto Alegre pelo prazo de 18 meses, com investimento de R$ 2,5 milhões.
“O Porto Seco é um patrimônio público que necessita da construção de estruturas definitivas. A ideia é que o complexo receba eventos durante todo o ano, como ocorre, por exemplo, no sambódromo do Anhembi. Queremos potencializar o uso do espaço, entregando infraestrutura adequada para a comunidade carnavalesca, gerando empregos e impulsionando a economia local”, explica o secretário municipal de Parcerias, Giuseppe Riesgo.
Durante a reunião, foram apresentadas as premissas gerais que irão guiar a estruturação do projeto. Após a conclusão dos estudos relativos ao modelo de parceria, o Município realizará consulta e audiência pública, garantindo a participação da sociedade na elaboração da proposta.
Centro Cultural - "Estamos na fase de estudos para investir em melhorias que transformem o complexo em um centro cultural. Destinamos cerca de R$ 10 milhões neste ano somente para a montagem da estrutura do sambódromo, além do investimento em outras atividades do carnaval. Estes recursos poderão, no futuro, ser economizados e garantir que todos os eventos sejam realizados no Porto Seco", explica a secretária municipal de Cultura, Liliana Cardoso Duarte.
Também participaram da reunião inaugural do projeto o secretário adjunto de Cultura, Clóvis André; a diretora da Divisão de Patrimônio e Memória da Secretaria Municipal de Cultura, Juliana Wagner; e o chefe de gabinete da Secretaria Municipal Geral de Governo, Lucas Vasconcellos; além das equipes técnicas da SMP e SP Parcerias.
Tatiana Bandeira
