Porto Alegre conta com 30 contêineres coletores de resíduos de vidro

05/12/2024 16:17
Alex Rocha/PMPA
PARCERIAS
Nove estruturas foram instaladas em ruas do 4º Distrito

A região do 4º Distrito recebeu, nesta semana, nove contêineres para coleta de resíduos de vidro. A Capital já conta com 30 estruturas para recolhimento, instalados em pontos de grande circulação, parques, bares e restaurantes, onde a demanda é maior. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada em março pela prefeitura após a publicação de um edital de chamamento público, elaborado pela Secretaria Municipal de Parcerias (SMP).

A contrapartida das empresas selecionadas, Vidrofix e Verallia, é o recolhimento deste material (cacos de vidro) cujo descarte irregular sempre foi um problema de segurança, tanto para trabalhadores da cadeia de resíduos sólidos quanto para a população. A ação na Capital faz parte do programa da empresa Verallia - Vidro vira vidro, que prevê a distribuição de 1.500 contêineres pelo Brasil. O próposito do projeto é aumentar a reciclagem do vidro, através do incentivo ao descarte adequado e aumento do uso deste material na fabricação de novas embalagens.

“Qualquer morador pode depositar restos de vidro nos coletores, inclusive donos de bares e restaurantes. Essa ação é fundamental para a zeladoria e segurança da cidade, contribuindo com o meio ambiente”, destaca a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini.

A empresa responsável pelos pontos realocou para o Quarto Distrito os dois coletores de vidro que estavam instalados na rua Lima e Silva, 578, e na rua Lima e Silva, lado oposto ao 1497, pois eles localizavam-se em frente à restaurantes que já possuem microempresas responsáveis pela coleta de vidro que participam de outro programa de reciclagem.

A disponibilização dos contêineres é autorizada e fiscalizada pelos seguintes órgãos municipais: Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Serviços Urbanos (Smsurb), Parcerias (SMP), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Pontos de coleta no 4º Distrito instalados nesta semana:

  1. Rua Frederico Mentz, 1561 (lado oposto ao DC Shopping)
  2. Av. Polônia, 226
  3. Rua Santos Dumont, 1210
  4. Rua Santos Dumont, 1481
  5. Rua Moura Azevedo, 125
  6. Rua Moura Azevedo, 185
  7. Rua Álvaro Chaves, lado oposto ao 382

Pontos de coleta em outros locais da cidade:

  1. Avenida Borges de Medeiros, 36
  2. Avenida Edvaldo Pereira Paiva, 481
  3. Avenida Edvaldo Pereira Paiva, 800 – Orla 01
  4. Avenida Presidente João Goulart, 44 – Orla 1
  5. Avenida Edvaldo Pereira Paiva, 2.779 – Orla 3
  6. Avenida Edvaldo Pereira Paiva, 902 – Orla 3
  7. Parque Marinha do Brasil – Avenida Borges de Medeiros, 2.697, na entrada de veículos do parque
  8. Praça Júlio Mesquita – Rua General Salustiano, 210
  9. Rua dos Andradas, entre os números 725 e 731
  10. Redenção – Avenida José Bonifácio, 25
  11. Redenção – Avenida Osvaldo Aranha, 1.021
  12. Parque Germânia
  13. Rua Sarmento Leite, 245 – Campus da UFRGS
  14. Parque Moinhos de Ventos – Avenida Goethe, 2.128
  15. Praça da Encol – Rua Jaraguá, no lado oposto ao 686.
  16. Rua General Lima e Silva, 330
  17. Rua General Lima e Silva, 852
  18. Rua Joaquim Nabuco, 217
  19. Rua da República, 152
  20. Rua da República, 488
  21. Rua João Alfredo, entre o 503 e 507
  22. Rua João Alfredo, 607
  23. Rua Joaquim Nabuco, 400

 

Isabel Lermen

Gilmar Martins