Parceria para o destino de resíduos sólidos é tema de reunião com o Ministério Público

19/02/2021 12:18

Os secretários de Parcerias, Ana Pellini, e de Desenvolvimento Social, Leo Voigt, estiveram reunidos nessa quinta-feira, 18, com os promotores de Justiça do Ministério Público Estadual, Annelise Steigleder, e Alexandre Saltz, e com a coordenadora da Associação das empresas dos bairros Humaitá e Navegantes, Luciana de Souza Borba, para tratar sobre parcerias com empresários da região que auxiliem na melhora da coleta seletiva, da estrutura dos galpões de reciclagem e da vida dos catadores localizados naquela área.

A reunião foi uma iniciativa da promotoria em função de um inquérito civil instaurado para o monitoramento da regularização de um galpão de reciclagem localizado na região e a demanda de empresários que buscam o Ministério Público gaúcho para o desenvolvimento de políticas ambientais.

“Vamos chamar as empresas interessadas em auxiliar o município para conversar e traçar o melhor caminho. Queremos construir junto com a sociedade soluções que qualifiquem Porto Alegre e uma parceria a ser desenvolvida com os empresários do quarto distrito certamente será um exemplo para a cidade”, destacou Pellini.

Em gestões anteriores, havia no município uma política efetiva de desenvolvimento na área dos resíduos sólidos com os centros de triagem que foi descontinuada. A intenção do encontro foi a retomada desse processo contando com a iniciativa privada como parceira do poder público. “Temos uma oportunidade de retomar esse trabalho feito nas unidades de triagem com a liderança do poder público”, afirmou Voigt.

Participaram também o diretor de Contratualizações da SMP, Pedro Meneguzzi, o diretor de Parcerias e Concessões da SMP, Jorge Melo, e o diretor-geral do DMLU, René José Machado de Souza.

  

 

Aline Rimolo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes