Edital para adoção do Sítio do Laçador será relançado com novas permissões

27/12/2021 08:34
Marcelo Noms / SMSUrb PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Será incluída a possibilidade de exploração comercial dos espaços públicos

A Prefeitura de Porto Alegre suspendeu o edital que pretendia oferecer para empresas e entidades a adoção do Sítio do Laçador e irá republicar o edital até o fim de janeiro de 2022, com nova permissão e ampliação dos prazos para a apresentação das propostas. A novidade agora é que será incluída a possibilidade de exploração comercial dos espaços públicos adotados, conforme previsto em lei, como contrapartida do município. A instalação de pontos de vendas do adotante também está sendo avaliada.

Para a secretária de Parcerias, Ana Pellini, o novo dispositivo legal permite ampliar as oportunidades de negócios com o surgimento de novos estabelecimentos e atividades comerciais. "Os adotantes poderão explorar o espaço comercialmente." Pelo novo edital, o estacionamento do Laçador poderá ser usado para comercialização, mas ainda não está definido se o espaço destinado aos carros será cobrado.

Manutenção - A estátua do Laçador está recebendo os últimos retoques. A nova base do monumento será concretada antes de retornar ao local na avenida dos Estados. Enquanto isso, a prefeitura promove melhorias no sítio em frente ao Aeroporto Salgado Filho, realizando limpeza e manutenção do espaço.

Em setembro de 2021, começou a restauração da estátua. Segundo o projeto aprovado pela Secretaria Estadual da Cultura, o investimento privado no monumento é de R$ 803 mil, através da Lei de Incentivo à Cultura. Há ainda um aporte da Prefeitura de Porto Alegre, de aproximadamente R$ 90 mil.

Mariana Kruse

Andrea Brasil