Comissão julgadora avaliará propostas para adoção do Sítio do Laçador nesta segunda

07/03/2022 08:31
Alex Rocha/PMPA
CULTURA
Estátua foi removida do Sítio em setembro de 2021 e devolvida oficialmente a Porto Alegre em 17 de janeiro deste ano

O Sítio do Laçador, após passar por uma série de restauros do seu monumento inspirado em Paixão Côrtes, agora será adotado pela iniciativa privada e revitalizado. A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Parcerias, ficou responsável pelo entorno do monumento e lançou um edital de chamamento público, em dezembro de 2021, para a adoção do Sítio do Laçador, incluindo área de estacionamento, com vistas à sua manutenção e intensificação de uso. Um grupo formado por três empresas, Imobi, Sinergy e Midialand, apresentou propostas e demonstrou interesse na adoção e administração do espaço, por dois anos, prorrogáveis por igual período. 

Nesta segunda-feira, 7, a partir das 14h, uma comissão julgadora formada por cinco secretarias, Cultura; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Parcerias; Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade; juntamente com o Gabinete do Prefeito, se reunirá em videoconferência com as empresas interessadas para tratar sobre o tema, avaliar as sugestões e a viabilidade das propostas.

Para a secretária de Parcerias, Ana Pellini, essa adoção de empresas privadas para conservação e melhorias do local intensificará o uso através de ativações culturais, de venda de alimentação e comércio em geral. “A iniciativa vai trazer um aumento na visitação, atratividade e incentivo para que mais pessoas se entusiasmem a conhecer a maravilhosa representação do Laçador, que agora está totalmente remodelado”, observa Pellini.

A proposta do grupo é revitalizar a área, tornando-a mais bonita e atrativa, incluindo a manutenção das plantas, pinturas e limpezas do piso e pedras. Também está prevista a instalação de equipamentos de led próximo ao monumento e uma iluminação cênica no sítio.

Serão investidos cerca de R$ 100 mil. Como forma de remuneração, em contrapartida do Município, as empresas poderão explorar comercialmente espaços pré-determinados dentro do sítio. A ideia é ter, por exemplo, bancas que vendam comidas, bebidas e objetos relacionados ao Laçador.

Histórico - A estátua do Laçador construída por Antônio Caringi, localizada na avenida Severo Dullius, foi removida do Sítio, em setembro de 2021, e devolvida oficialmente a Porto Alegre, em 17 de janeiro de 2022. A iniciativa foi promovida pela Associação Sul Riograndense da Construção Civil e viabilizada pelo Sindicatos das Indústrias da Construção Civil no RS (Sinduscon-RS).

 

 

Mariana Kruse

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes