Capital amplia em 65% as adoções de espaços públicos em quatro meses

11/08/2021 09:31

 

Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Fonte Talavera, no Centro Histórico, foi revitalizada pela Incorporadora e Construtora Melnick

O Programa Seja Parceiro de Porto Alegre, lançado em março deste ano, ampliou em 65% o número de adoções do município. Neste período, foram assinadas 19 adoções de praças, 26 de rótulas ou canteiros e os 750 metros do Muro da Mauá. Além disso, foram recebidas dez doações, entre elas a revitalização da Fonte Talavera e a grafitagem de seis pilares da Elevada da Conceição. Também foram renovados contratos que já estavam em andamento. No total, são 117 adoções ou doações vigentes na Capital.

“Estamos muito satisfeitos com o comprometimento das empresas e cidadãos com o projeto. Temos percebido um grande engajamento da população que aceitou o desafio de, junto com o município, cuidar dos espaços públicos”, destaca a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini.

Para a ampliação das adoções e doações, a diretoria de Parcerias Comunitárias da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) tem desenvolvido um trabalho de busca ativa e contado com o apoio das subprefeituras. “Como os processos não eram unificados em uma única secretaria, fizemos um levantamento do que estava em andamento e conversamos com alguns adotantes para buscar a ampliação dos contratos. Além disso, temos feito uma busca ativa com parceiros e recebido de forma voluntária a manifestação de interesse, sobretudo de empresas localizadas nos bairros”, afirma o diretor de Parcerias Comunitárias da SMP, Pedro Meneguzzi.

Neste processo para ampliação das parcerias, as subprefeituras exercem um papel fundamental. "Atuando na ponta, os gestores e chefes de democracia participativa fazem um importante papel de articulação", diz o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo.

Adoções: A Cootravipa, cooperativa que presta serviço de limpeza para a Capital, adotou quatro rótulas e o canteiro Central Edgar Koetz, em frente à rodoviária. Nos espaços estão sendo feitas a capina, roçada, limpeza e pintura do meio fio. Outra nova adoção firmada é da Praça Largo Doutor Adair Figueiredo, no bairro Rio Branco. O espaço foi adotado pela moradora Camila Malabarba Vidal e pelo marido Paulo Roberto. Vidal. Além de adotante, ela foi nomeada no dia 31 de julho prefeita da praça.

Já a Talo Gestão e Comunicação, além de fazer o aditivo de 12 contratos de adoção de rótulas, canteiros e da Praça Geraldo Zaniratti, localizada no bairro Três Figueiras, solicitou ao município a adoção de outros dois canteiros: um na avenida Dom Pedro II e outro na avenida João Goulart. Ambos receberão novo paisagismo.

A Incorporadora e Construtora Melnick, além de entregar a Fonte Talavera revitalizada, está renovando a adoção de seis parques e praças, assim como a De Lazzari, que doou seis bancos para a Praça Montevideo. A empresa renovou as adoções de quatro canteiros centrais e da Praça Mafalda Verissimo.

Como participar do programa: Interessados em adotar uma das praças poder obter informações na cartilha Seja Parceiro de Porto Alegre. O documento mostra todos os passos necessários para a adoção de espaços públicos e doações ao município. Podem ser adotadas praças, parques, rótulas, áreas verdes, passarelas, passeios, fachadas de prédios, monumentos, viadutos, pontes e equipamentos esportivos. Em relação às doações, elas podem ser de projetos, serviços ou materiais. O contato com a prefeitura pode ser feito pelo e-mail apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br.

Aline Rimolo

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes