Artigo: Nossas praças como antigamente

01/06/2023 09:25

Desde o início de sua administração, o prefeito Sebastião Melo vem dando uma atenção especial às áreas verdes de Porto Alegre. Uma das medidas para melhorar as condições das praças e parques da cidade foi a de nomear prefeitos de praça para que ajudassem a cuidar das nossas áreas verdes. Dos quase 700 pontos públicos catalogados, 268 já contam com a parceria de pessoas voluntárias, que, com o seu trabalho, têm prestado uma colaboração imprescindível para a conservação e melhoria das praças. Tem sido um elo importante entre a prefeitura e as comunidades. 

Já é possível se perceber significativas melhoras tanto no que se refere à capina, manutenção dos brinquedos e iluminação. Muitas praças já foram e outras estão sendo revitalizadas.  Com essas medidas, locais que estavam degradados e mal ocupados, agora voltam a ter a presença das crianças, das famílias e dos idosos. Em tempos de tanta internet e brincadeiras virtuais, é um momento oportuno de resgatar o significado das praças como eram antigamente, onde as crianças se divertiam, os jovens praticavam esportes, os idosos caminhavam, tomavam banho de sol e os namorados podiam ficar em local limpo e seguro.

Os nossos prefeitos de praças também têm participado de reuniões com os órgãos municipais, são convidados para participação de seminários e vêm tendo a oportunidade de vivenciar experiências sobre as rotinas do Executivo. Já tiveram a oportunidade de participar de visitas guiadas ao Paço Municipal, ao CEIC, passeios no Ônibus Turismo e no barco Cisne Branco. Também participaram do programa Um Dia de Agente, promovido pela EPTC e visita à Unidade de Triagem e Compostagem, na Lomba do Pinheiro.

Além disso, como forma de integração, são promovidos encontros de confraternização entre todos os prefeitos. Recentemente, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) recebeu o reforço na mão-de-obra para manutenção. Uma equipe com onze profissionais iniciou o trabalho de recuperação de bancos e brinquedos das áreas de lazer em locais que ainda não foram revitalizados. São seis pintores, três carpinteiros, um serralheiro e um técnico em edificações.

Este trabalho conjunto da prefeitura com a sociedade, que envolve as subprefeituras, as secretarias e órgãos municipais e que vem proporcionando mais beleza, segurança e melhora da autoestima dos porto-alegrenses.

Regina Machado
Gerente de Praças da Prefeitura de Porto Alegre

Artigo publicado na edição de 1º de junho no Jornal do Comércio

 

 

Cristiano Vieira