Quadrilátero Central: projeto de revitalização é apresentado a comerciantes e moradores

21/05/2022 10:27
Pedro Piegas/PMPA
Obras e Infraestrutura
Projeto fo apresentado a moradores e comerciantes dos primeiros trechos a receberem intervenções.

O projeto de revitalização da rua dos Andradas e do Quadrilátero Central foi apresentado e debatido com moradores, comerciantes, artesãos e prestadores de serviços dos primeiros trechos a receberem intervenções: avenida Otávio Rocha e avenida Borges de Medeiros, entre a rua José Montaury e a Esquina Democrática. O encontro, realizado nessa sexta-feira, 20, no auditório da Prefeitura de Porto Alegre, foi o primeiro de uma série de reuniões que ocorrerão na medida em que as obras avançarem.

As cerca de 60 pessoas presentes puderam conhecer, em detalhes, o escopo do projeto. Também foi possível esclarecer dúvidas pontuais com relação a acessos de veículos, desvios no trânsito e no transporte público e a metodologia a ser empregada na obra. “Esse momento é importante, pois estabelecemos o contato com aqueles que serão, de uma forma ou de outra, impactados. Queremos garantir transparência e reiterar que esse processo de revitalização trará benefícios a todos, seja no comércio, no setor de serviços, no turismo ou na rotina de quem mora na região”, afirmou Urbano Schmitt, secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos.

Otávio Rocha – A estruturação do canteiro de obras na av. Borges de Medeiros avança e os trabalhos estão dentro do cronograma elaborado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (Smoi). Nos próximos dias ocorrerá a fixação de pilares, a concretagem dos contrafortes de sustentação na lateral e a colocação de placas de concreto. A semana terá início com energia elétrica instalada e com a montagem dos portões de acesso, que possibilitarão o acesso de veículos ao espaço.

Depois da finalização desta etapa, começa a remoção das bancas de revistas e dos floristas da av. Otávio Rocha, prevista para ocorrer em 5 de junho - movimento necessário, pois a obra irá recuperar o espaço que hoje é ocupado pelos comerciantes. Após, os trabalhos serão iniciados.

O secretário de Obras e Infraestrutura, André Flores, lembrou que os 90 dias previstos para a intervenção no primeiro trecho não representam 90 dias de impacto a todas as pessoas que moram ou trabalham no perímetro. “É importante ter em mente que a obra não ficará o tempo todo na frente das suas casas ou dos seus comércios. O transtorno é inevitável, porém transitório. Trabalharemos em etapas, atuando em pontos específicos e avançando de acordo com a finalização das áreas anteriores”, esclareceu.

Flores também salientou que a troca da rede de água do Dmae, executada em paralelo à revitalização da rua dos Andradas e do Quadrilátero Central, poderá deixar a falsa impressão de que o resultado dos trabalhos será de baixa qualidade. “O Dmae trabalhará para melhorar o abastecimento de água do Centro Histórico. Após a troca da tubulação, será feita cobertura provisória, sem acabamento estético, com o chamado ‘concreto magro’. Isso garantirá mobilidade às pessoas, mas não representa o fim dos serviços", frisou. "Não queremos que as pessoas se assustem ou pensem que esses trechos não receberão a devida atenção. Nossa frente de trabalho atuará assim que esses locais forem liberados”.

desvio otávio rocha
Mapa mostra os desvios no trânsito para a execução da obra

 

Trânsito e Transporte – A intervenção na av. Otávio Rocha prevê um bloqueio em razão da execução da obra, que ocorrerá a partir de 5 de junho. A linha 50.2 IAPI seguirá com o terminal no mesmo local, mas ao chegar na Otávio Rocha seu itinerário desvia pela Dr. Flores, Praça Rui Barbosa, av. Mauá, Largo Visconde do Cairu, Praça Parobé, rua Marechal Floriano até chegar ao terminal. O trânsito de veículos será bloqueado na av. Otávio Rocha, em toda sua extensão, entre a Praça XV de Novembro e Dr. Flores. A sugestão para o motorista que vem pela av. Júlio de Castilhos e deseja chegar até o local é seguir reto, acessar a rua Cel. Vicente, depois a av. Alberto Bins até chegar à Praça Otávio Rocha.

“A Secretaria de Mobilidade Urbana e a EPTC estão prontas para atender o cidadão e esclarecer sobre todas as alterações na dinâmica do trânsito que forem executadas. Nossos técnicos já efetuaram o planejamento, que prevê sinalização, orientação por meio de agentes e alteração nas rotas em aplicativos de GPS”, garantiu o titular da SMMU, Adão de Castro Junior.

Floristas e bancas - As bancas de revistas e os tradicionais vendedores de flores da av. Otávio Rocha serão realocados por 90 dias. Eles passarão a atender no Largo Glênio Peres, entre o Chalé da Praça XV de Novembro e o Terminal Parobé. Após as intervenções, será feita a troca do mobiliário urbano. Os floristas e as bancas de revistas retornarão aos seus pontos originais e receberão novos e modernos equipamentos, alinhados com a proposta do projeto de revitalização da prefeitura para a região.

“Além de oferecer as instalações provisórias, faremos, também, um esforço de comunicação para que os seus clientes saibam dessa realocação temporária. Campanhas nas redes sociais e contatos com a imprensa serão realizados, visando minimizar perdas e garantir boas vendas no Dia dos Namorados, uma das principais datas para os floristas”, assegurou Douglas Martello, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Claiton Silva

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes