Publicado aditivo para qualificar calçadas do Quadrilátero Central

31/01/2023 14:00

A prefeitura publica na edição desta terça-feira, 31, do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), aditivo de R$ 1,5 milhão para qualificar a obra do Quadrilátero Central. A alteração de valor é necessária para mudança técnica na construção das calçadas. As calçadas passarão a ser executadas em concreto pré-moldado, que pode ser instalado à noite. A alteração foi definida em consenso com lojistas da região para reduzir o tempo da obra e minimizar os transtornos. O projeto inicial previa que as calçadas fossem concretadas.

O engenheiro da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Fábio Falkemberg, explica que os passeios deixarão de ser realizados com o concreto, pois demanda cuidados com a cura, alto grau de interferência climática e período sem a possibilidade de trânsito dos pedestres. Entre os benefícios do pré-moldado, ele destaca a agilidade na liberação das calçadas, qualidade de acabamento e menor interferência quando necessária a manutenção do passeio por empresas que necessitem realizar reparos nas redes de infraestrutura abaixo do solo.

As obras do Quadrilátero Central iniciaram em junho de 2022. A revitalização vai renovar a região mais movimentada da Capital e privilegiar o fluxo de pedestres, ampliando calçadas, qualificando travessias, reduzindo barreiras de acessibilidade e melhorando a pavimentação. Estão previstos, também, a implantação de novo mobiliário urbano, reaproveitamento do calçamento histórico não danificado, melhorias na iluminação pública e ampliação do videomonitoramento.

 

 

Larissa Carlosso

Cristiano Vieira