Prefeitura realiza teste de acessibilidade nas obras do corredor de ônibus da avenida João Pessoa

30/04/2021 11:53
Alex Rocha/PMPA
MOBILIDADE URBANA
Foram convidados um cadeirante e um deficiente visual para auxiliar na ação

A prefeitura realizou nessa quinta-feira, 29, uma prova de uso do corredor da avenida João Pessoa. O termo técnico é utilizado para nomear a testagem das intervenções para acessibilidade. Para a ação, que ocorreu na Estação de Ônibus Jornal do Comércio, foram convidados os senhores Nelson Kalil, cadeirante e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdepa), e Adilso Corlassoli, assessor técnico da Coordenadoria de Acessibilidade e deficiente visual. 

Alex Rocha/PMPA
MOBILIDADE URBANA
Corredor de ônibus da avenida passa por obra de recuperação, que já atingiu 75% de execução

O corredor de ônibus da avenida passa por obra de recuperação, que já atingiu 75% de execução. Dentre os serviços da obra, quatro estações de ônibus receberam intervenções para acessibilidade com sinalização tátil. Durante a prova de uso, foi analisada toda a estrutura e o resultado dos trabalhos para que seja possível analisar a funcionalidade e adequação da mesma aos padrões necessários à garantia da acessibilidade universal.

“Queremos, com a participação dos usuários, identificar possíveis problemas e ajustar se for necessário, adequando as obras às necessidades de cada um. Como estamos fazendo com esta, faremos com as outras obras que incluírem intervenções em acessibilidade”, garante o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), Pablo Mendes Ribeiro. A assessora técnica de Acessibilidade da Smoi, Alda Gislaine, explica que a ação é parte do processo. “Com os apontamentos que fizemos nesta vistoria, poderemos realizar as alterações específicas, tornando o resultado do nosso trabalho algo efetivamente seguro e funcional para os usuários.”

“A nossa participação neste tipo de teste é imprescindível para que todas as intervenções e ajustes necessários sejam feitos ainda durante a execução da obra. Assim, evitamos  problemas e adaptações futuras, que gerariam transtornos e necessidade de novos investimentos e obras”, destaca Adilso Corlassoli, deficiente visual que participou do teste. 

O teste, realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), focou na verificação do tempo de travessia, na presença de possíveis obstáculos e na funcionalidade dos equipamentos instalados. Para os usuários que participaram da ação, todas as intervenções em acessibilidade executadas na obra estão dentro do padrão. Alguns ajustes nas calçadas dos dois lados da via foram solicitados e serão executados no momento da conclusão da obra do corredor. “O nosso objetivo é validar a locomoção e mobilidade de todos, em especial das pessoas com deficiência, que poderão realizar a travessia com mais segurança, conforto, autonomia, dignidade e respeito", pontuou o secretário-adjunto da SMDS, Paulo Brum, que participou acompanhado do assessor técnico Leonardo Bastianello.

 

  

 

Orlando Adriano Moraes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes