Obras do Viaduto Otávio Rocha avançam no Centro Histórico

10/01/2024 18:13
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Prefeito em exercício, Mauro Pinheiro, vistoriou o andamento dos serviços nesta quarta-feira

A revitalização do Viaduto Otávio Rocha, um dos cartões postais mais conhecidos de Porto Alegre, segue com as obras avançando no Centro Histórico. Orçado em R$ 13,7 milhões, o projeto prevê a restauração, recuperação, correção e conservação da estrutura. Além da reforma dos elementos construtivos e decorativos - com a substituição do cirex, revestimento característico do viaduto - também estão em andamento a instalação de pisos externos, instalação de grelhas, pintura e lixamento das salas, instalação de ladrilhos internos, instalações elétricas, instalações hidráulicas, restauro das estátuas centrais, demolição das alvenarias, impermeabilização dos pisos e alvenarias, restauro das esquadrias de madeira e ferro. (fotos)

"A obra é muito importante para recuperarmos um patrimônio histórico e cultural da cidade. Ela faz parte de um conjunto de ações da gestão atual no Centro Histórico, que incluem as revitalizações do Mercado Público e do Quadrilátero Central, a demolição do Esqueletão, entre outros. Com estes investimentos, teremos mais pessoas morando, empreendendo e vivendo o Centro", ressalta o prefeito em exercício, Mauro Pinheiro, que vistoriou o andamento dos serviços nesta quarta-feira, 10.

Construído a partir de 1928, o Viaduto Otávio Rocha recebeu apenas duas intervenções de recuperação: em 1998 e 2010. A partir da revitalização, a estrutura contará com um novo Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI) e passará a atender aos critérios de acessibilidade. O projeto prevê também investimentos em sinalização viária, turística e comercial. 

‘’Essa é uma obra emblemática no Centro, seja pela sua importância logística, cultural e histórica. Nós estamos colocando nossos melhores esforços para poder entregar o quanto antes a população’’, reforça o secretário de Obras e Infraestrutura, André Flores. 

A revitalização do Viaduto Otávio Rocha integra um conjunto de intervenções previstas no programa Centro+. São cerca de R$ 80 milhões somados, entre contrapartidas e financiamentos, para requalificar e melhorar o Centro Histórico.

História - O Viaduto Otávio Rocha é uma das grandes obras de urbanização de Porto Alegre e integrou o Plano de Melhoramentos e Embelezamento da Capital, proposto em 1914 pelo engenheiro João Moreira Maciel, diretor de Obras da Intendência Municipal. O Plano Maciel alinhava-se com outros projetos de urbanização de diversas capitais, com abertura, alargamentos e prolongamentos de vias, canalizações de águas, construção de jardins e parques e instalação de novos equipamentos. A estratégica ligação do Centro à Zona Sul, com o alargamento e o rebaixamento das ladeiras do estreito Beco General Paranhos, determinou a construção do Viaduto para conectar a avenida Duque de Caxias. As duas novas estruturas foram denominadas de Otávio Rocha e Borges de Medeiros, intendente municipal e presidente do Estado, respectivamente.

O projeto dos engenheiros Manoel Barbosa Assumpção Itaqui e Duílio Bernardi, eméritos professores da Escola de Engenharia, foi aprovado em 1927. Os autores foram responsáveis por importantes obras na Capital, algumas das quais hoje integram o campus central da UFRGS, em estilo eclético ou elementos artísticos do art-déco. A concorrência para a execução das obras do foi vencida pela Companhia Construtora Dyckerhoff & Widmann, e a entrega aconteceu em 1932. Em 1988, o Viaduto Otávio Rocha foi protegido legalmente pelo tombamento municipal proposto pela Equipe do Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural (Epahc) e aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio.

 

Larissa Carlosso

Gilmar Martins