Obra de recuperação estrutural do Viaduto dos Açorianos está com 30% dos serviços executados

10/05/2021 17:11
Giulian Serafim / PMPA
Obras e infraestrutura
Secretário Pablo Mendes Ribeiro vistoriou trabalhos nesta segunda

Interditado há um ano, o Viaduto dos Açorianos, localizado na Avenida Borges de Medeiros, sobre a 1ª Perimetral, no Centro Histórico, passa por obras de recuperação estrutural. Iniciadas no final de fevereiro, 30% das intervenções já foram executadas. Para a obra estão sendo investidos R$ 1,33 milhão.

“Esta é a maior obra dos 47 anos de história do viaduto, que é um dos principais acessos ao Centro. Quando assumimos, estava interditado há meses. De lá para cá, contratamos a empresa, demos ordem de início à obra e concluímos praticamente um terço dos serviços”, destaca o secretário de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro. Construído em 1973, o Viaduto dos Açorianos possui 202 metros de comprimento.

Dentre os serviços já executados, estão os de limpeza, escavação, demolições, montagem de armaduras, escoramento e reforço estrutural da viga transversal do encontro sul e a execução dos consoles para o macaqueamento. No momento, a DW Engenharia, responsável pela obra, executa o reforço estrutural da viga transversal do encontro sul, e o reaterro para apoio da laje de transição. A obra, que atualmente envolve 15 operários, segue o cronograma apresentado e tem prazo de conclusão para agosto.

Manutenção - A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOI) apresentou recentemente um Plano de Gestão e Manutenção de pontes, viadutos e passarelas do município. O programa contempla 35 inspeções por ano, totalizando as 140 obras de artes existentes em Porto Alegre. As vistorias seguirão os fundamentos da NBR 9452.

Além do plano de inspeções, estão programadas as contratações de projetos de recuperação estrutural de dez pontes do município. Após elaboração dos projetos, será possível licitar e executar obras semelhantes às que ocorrem no Viaduto dos Açorianos.

 

 

Orlando Moraes

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes