Novo laudo da ponte da Ramiro Barcelos está em fase de conclusão

14/11/2025 16:17

Um novo estudo da situação estrutural da ponte na rua Ramiro Barcelos, um dos cruzamentos da avenida Ipiranga, está em fase de conclusão. O secretário municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), André Flores, vistoriou a parte inferior da armação que apresenta sinais de deterioração. 

O primeiro estudo de recuperação da ponte foi feito antes da enchente de 2024, por isso o documento precisou ser refeito. “Os problemas foram agravados pela chuva. As vigas de sustentação e o concreto protendido ficaram submersos quase 30 dias”, explica Flores.

O laudo vai analisar a viabilidade de recuperação ou da construção de uma nova estrutura, tempo e custos da obra. Duas das dez vigas de sustentação são irrecuperáveis, com aços aparentes e rachaduras, e outras duas com problemas visíveis. Segundo análise preliminar da Smoi, será necessário demolir a parte comprometida. “Logo vamos ter o resultado e os valores iniciais para analisar o tempo de execução. Sabemos do impacto que a ponte gera por estar tanto tempo fechada. Queremos minimizar esse inconveniente o mais rapidamente possível”, afirma o secretário. 

O diretor de Projetos e Obras Viárias (DPOV) da Smoi, José Carlos Keim, que acompanhou a vistoria na quinta-feira, 13, destacou que a parte superior da passagem também precisa ser refeita. “A ponte foi construída para suportar 24 toneladas, porém, hoje não há mais segurança nela, por isso está interditada”, destaca.

 

Hosana Aprato

Gilmar Martins