Liberado mais um trecho da obra do corredor da avenida João Pessoa

25/08/2021 11:53
EPTC/ Divulgação / PMPA
Obras e Infraestrutura
Após a liberação, os ônibus voltam a circular pelo corredor da Jerônimo de Ornelas até a região da Ufrgs

Nesta quarta-feira, 25, mais um trecho da obra do corredor da avenida João Pessoa foi liberado. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que, após a liberação, os ônibus voltam a circular pelo corredor da Jerônimo de Ornelas até a região da Ufrgs, o que melhora a fluidez da via, um dos principais acessos ao Centro da Capital. A ação foi possível graças ao fim da implantação de sinalização viária definitiva, serviço que marcou a conclusão da obra.

O trabalho de recuperação do corredor já atingiu os 98% de execução e conta com investimento de R$ 4.617.283,97. “Com a conclusão da sinalização, que garante a segurança dos que utilizam diariamente esta via tão importante, foi possível iniciarmos a liberação dos trechos. Resta apenas o trecho do corredor da avenida Azenha, entre a Ipiranga e a Bento Gonçalves, que passa pela cura do concreto. Até o fim de agosto, a obra estará concluída, e os 2,2 quilômetros de corredor serão liberados”, garante o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.

Os serviços de pavimentação do corredor já foram concluídos, bem como os arremates nos encontros entre o pavimento de asfalto e concreto. Os demais trechos ainda não liberados para o trânsito recebem a sinalização definitiva, que ao todo já atingiu mais de 80% de execução.

Histórico - A obra começou em setembro de 2012, com previsão inicial de término para setembro de 2013. Foi paralisada em junho de 2014, com apenas 50% dos serviços. Em 2015, o consórcio de empresas até chegou a corrigir parte do pavimento que apresentou defeito. No entanto, em maio de 2016, a prefeitura cancelou o contrato devido a dificuldades financeiras da contratada, que passava por recuperação judicial e não cumpriu com a atualização de documentos exigida.

Em 2020, a obra foi reiniciada. Durante o ano de 2021, a implantação da sinalização definitiva foi incluída no próprio contrato da obra. Ou seja, dispensando todo o processo de licitação e contratação, que seria realizado somente no final da obra. A ação possibilitou uma maior celeridade na execução das intervenções e a liberação do trânsito. Ao todo, mais de 40% dos serviços da obra foram executados neste ano.

 

 

Orlando Moraes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes