Começam os estudos para elaboração do projeto de restauro das pontes da Ipiranga

12/04/2022 15:02

Os estudos para elaboração do projeto de restauro das pontes da avenida Ipiranga começaram esta semana. O trabalho é feito pela empresa Núcleo de Capacitação em Engenharia de Estruturas Ltda. (NCEE), vencedora da licitação para inspeções, projetos de recuperação estrutural e restauro de três pontes: Getúlio Vargas, Azenha e João Pessoa. A supervisão é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOI), com acompanhamento da Secretaria Municipal de Cultura.

O secretário-adjunto de Obras e Infraestrutura, Rogério Baú, esclarece que os estudos - que devem durar 90 dias - servirão para elaborar os projetos de recuperação. "A obra acontece só na etapa posterior”, explica.

A empresa contratada está realizando o levantamento cadastral e geométrico e das manifestações patológicas - e ensaios tecnológicos nas pontes. Foram instalados andaimes nos pontos que serão reformados para possibilitar a execução do trabalho de campo. Nesta terça-feira, 12, a equipe da NCEE está na avenida Azenha.

Investimento - O investimento para a elaboração dos estudos referentes ao cruzamento da Ipiranga com as avenidas da Azenha, Getúlio Vargas e João Pessoa é de R$ 180.819,95. As três pontes são estruturas tombadas, classificadas como bem patrimonial.

 

Ivani Schutz

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes