Usuários do transporte coletivo podem pagar passagem por QR Code digital a partir desta sexta

08/09/2023 11:23
Alex Rocha/PMPA
MOBILIDADE URBANA
Aquisição das passagens é feita por meio do aplicativo do cartão TRI

A partir desta sexta-feira, 8, os usuários do transporte coletivo passam a ter mais uma forma para o pagamento da passagem: o QR Code digital. A aquisição das passagens é feita mediante o uso do aplicativo do cartão TRI, disponível para IOS e Android. Mesmo que o usuário não tenha um TRI, ele poderá baixar o app, fazer um rápido cadastro e, assim, ter acesso à novidade.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, destacou que essa é uma das ações do Mais Transporte, com o objetivo de qualificar o serviço para o usuário. “Solicitamos às empresas de ônibus o desenvolvimento de formas de pagamento que facilitem a vida dos usuários do transporte, e o QR Code chega nesse sentido”, destaca Castro Júnior. 

A ferramenta possibilita que sejam adquiridos até dez QR Codes com pagamento através de pix. Após a compra, ele fica disponível dentro do aplicativo para que o passageiro o utilize ao passar a roleta do ônibus. Bastará abrir o QR Code no celular e colocá-lo no leitor que fica abaixo do validador do coletivo (equipamento junto à roleta). A liberação aparece na tela do validador.

“A ideia é expandir o acesso ao transporte coletivo, facilitando a compra, inclusive por quem não mora aqui, e permitindo que a pessoa adquira uma única passagem de cada vez, se assim desejar. Além disso, é mais uma opção para evitar o uso de dinheiro. Estamos muito felizes de podermos oferecer essa novidade aos nossos clientes”, celebra a presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), Tula Vardaramatos. 

Para facilitar a utilização, foi colocada uma base de apoio a cerca de 15 centímetros do validador para que o passageiro encoste ali o celular e assim tenha uma referência da distância em que o equipamento faz a leitura. É importante estar atento à tela do celular. Se houver danos ou baixa luminosidade, pode dificultar a leitura do QR Code.

Além desta inovação, o aplicativo do sistema conta com outra novidade. Para as pessoas que nunca tiveram um TRI, o app disponiliza um botão que permite solicitar o cartão e retirá-lo em algum dos locais indicados.

Projetos de modernização já implantados:

- Pagamento por pix: em janeiro deste ano, foi lançado o pagamento por pix para recarga do cartão TRI. Ao fazer a compra no site ou app do sistema, o cliente tem mais essa opção, além das possibilidades de pagamento por cartão de crédito, débito e boleto.

- QR Code em papel: em maio de 2022, iniciou a implantação gradual do aparelho que fica junto ao motorista e emite um QR Code em papel. Este recurso é utilizado nos casos em que ocorre o pagamento da passagem em dinheiro. O passageiro faz o pagamento em espécie ao motorista e recebe um QR Code em papel para utilizar no validador do ônibus. Esta ferramenta facilita a operação pelo motorista e agiliza o acesso do usuário. A tecnologia está atualmente em cerca de 700 ônibus. Gradualmente, o equipamento será implantado em todos os coletivos.

- Recarga expressa: lançada em maio de 2020, essa tecnologia disponibiliza os créditos do cartão TRI em poucos minutos. Ao fazer a recarga pelo app ou site do sistema, com pagamento por pix ou cartão de crédito, os valores ficam liberados para uso em até 30 minutos. É só aproximar o cartão do validador do ônibus para receber a recarga.

Aline Rimolo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes