Projeto Ruas Completas é apresentado para prefeitura de Canoas

24/03/2022 18:01
Aline Rimolo/ SMMU / PMPA
Mobilidade Urbana
Secretaria de Mobilidade Urbana detalhou o modelo aplicado em Porto Alegre

O secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, e a coordenadora do projeto executivo Ruas Completas, Ana Paula Hoppe Bonini, apresentaram nesta quinta-feira, 24, o projeto para o secretário de mobilidade e transportes de Canoas, Marcos Daniel Ramos, e equipe técnica da prefeitura.

O município da região metropolitana tem interesse em aplicar o modelo que está em desenvolvimento de forma piloto no bairro Cidade Baixa. O projeto busca a distribuição do espaço de forma democrática, contemplando carros, pedestres e transporte público. A ideia é dar conforto e segurança às pessoas de todas as idades, usuários dos meios de transporte, respeitando o contexto local, a identidade da via e as prioridades da comunidade. A construção do modelo aplicado passou por ampla discussão com a comunidade mediante reuniões e pesquisa de opinião com os moradores. 

“Essa troca de experiências com outras cidades é muito importante. Ficamos muito felizes com esse convite da equipe de Canoas para compartilharmos esse modelo que foi bem aceito pelos moradores da Cidade Baixa. Nossa ideia é ampliá-lo para outras regiõesâ€, afirma Ayres. 

Duas etapas- O projeto foi iniciado em 2017 e é composto por duas etapas: o Urbanismo Tático e as Obras Definitivas. O Urbanismo Tático permite testar mudanças no desenho urbano antes da implementação permanente. São mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo, ideais para apresentar os projetos à população e efetuar a medição dos impactos, antes das obras definitivas. No momento, o projeto executivo está sendo concluído, e a previsão é de que as obras definitivas sejam iniciadas no final deste ano.

Aline Rimolo

Gilmar Martins