Projeto Mais Transporte é apresentado em reunião do Conselho do Orçamento Participativo

27/04/2022 11:20
Aline Rimolo/ SMMU PMPA
MOBILIDADE URBANA
Secretários esclareceram dúvidas dos conselheiros

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, e o adjunto, Matheus Ayres, participaram na noite desta terça-feira, 26, da reunião quinzenal do Conselho do Orçamento Participativo (COP). Eles apresentaram o programa de reestruturação do Transporte: Mais Transporte, anunciado no dia 20 de abril pelo prefeito Sebastião Melo. 

“Durante o mês de maio, teremos uma ampliação do atendimento à população. Serão 19 linhas reativadas, 109 ônibus a mais circulando com a oferta do transporte 24 horas nos principais eixos da cidade. Nosso principal foco é melhorar a oferta para os usuários”, destaca Castro. 

Além dos pontos do projeto relativos ao atendimento, foram apresentados os detalhes relacionados à infraestrutura. “Teremos 1.507 novos abrigos de ônibus, fruto de uma concessão assinada com a iniciativa privada. Elas serão distribuídas de forma democrática pelas diferentes regiões da cidade e permitirão que possamos redistribuir as paradas seguras, aumentando o conforto e a qualidade dos pontos que abrigam os passageiros do transporte coletivo. Essa qualificação será feita sem ônus para os cofres públicos”, explica Ayres. 

Parceria - O diretor de Participação Cidadão da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política, Lucas Vasconcellos, destacou que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana é grande parceira do Orçamento Participativo, pois sempre está presente nas reuniões do COP e nos Fóruns Regionais do OP (FROPs). “É uma evolução significativa no transporte público, que enfrenta um período de crise. Também são justas as questões abordadas pelos conselheiros, com a visão do cidadão que usa o transporte público para seu deslocamento diário, do deficiente visual que precisa do piso tátil e de melhor sinalização”, completa Vasconcellos.

 

 

Aline Rimolo e Adriana Corrêa

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes