Projeto da rua João Alfredo é apresentado à comunidade

30/12/2021 14:58
Divulgação/PMPA
João Alfredo
Licitação para a execução das obras definitivas está prevista para o primeiro semestre de 2022

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) apresentou na noite de quarta-feira, 29, durante encontro virtual, os resultados do projeto da rua João Alfredo – primeira Rua Completa de Porto Alegre. A licitação para a execução das obras definitivas está prevista para o primeiro semestre de 2022.

A apresentação foi realizada pelas arquitetas Ana Paula Hoppe Bonini e Fabiana Kruse a moradores dos bairros Cidade Baixa, Marcílio Dias, Floresta, Centro Histórico, Auxiliadora, Moinhos de Vento, Independência, Bom Fim, Rio Branco, Mont'Serrat, Bela Vista, Farroupilha, Santana, Petrópolis, Santa Cecília, Jardim botânico, Praia de Belas, Menino Deus e Azenha. Veja o projeto aqui.

O conceito de Rua Completa, trazido pela parceria com o WRI Brasil e incorporado ao trabalho técnico da Smmu, através do projeto-piloto de Requalificação da Rua João Alfredo, busca a distribuição do espaço de forma democrática. A ideia é dar conforto e segurança às pessoas de todas as idades, usuários dos meios de transporte, respeitando o contexto local, a identidade da via e as prioridades da comunidade. A requalificação de espaços públicos urbanos, em especial os espaços públicos consagrados para a mobilidade - ruas, passeios, calçadões, largos, etc. - tem por objetivo devolver à população seus espaços de circulação e convívio.

Com uma área de intervenção de 15 mil metros quadrados e 650 metros de extensão - desde a av. Loureiro da Silva até a av. Aureliano de Figueiredo Pinto, no bairro Cidade Baixa, o projeto para a rua João Alfredo visa à qualificação do espaço público, buscando a renovação do local, privilegiando a permanência e a circulação de pedestres, interligando a Cidade Baixa com a Orla e o Centro Histórico.

O projeto foi iniciado em 2017 e é composto por duas etapas: o Urbanismo Tático e as Obras Definitivas. O Urbanismo Tático permite testar mudanças no desenho urbano antes da implementação permanente. São mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo, ideais para apresentar os projetos à população e efetuar a medição dos impactos, antes das obras definitivas. Em 2020, foi publicado o edital para licitação do Projeto Executivo de Requalificação Urbana para a Rua João Alfredo, dando encaminhamento à etapa definitiva. O Projeto Executivo teve início em outubro de 2020, estando agora em fase de finalização. 

O diferencial do projeto foi a participação social. Em 2018, a WRI Brasil – em parceria com a prefeitura, realizou uma oficina de participação com representantes da sociedade civil para que todos pudessem conhecer o conceito de Rua Completas e debater os problemas e soluções para aquela localidade e seu entorno. Em 2019, também foram feitas pesquisas de opinião com os moradores e usuários. A análise dos resultados comprovou a necessidade de mudanças no desenho viário que melhorassem as condições de segurança e acessibilidade para quem circula pela rua. Dos entrevistados, 91% consideraram que a rua poderia ter mais travessias de pedestres, 95% acreditavam que as bicicletas deveriam ser priorizadas no trânsito e 100% entenderam que a qualidade das calçadas não era boa.

Com o trabalho de urbanismo tático finalizado em 2019, percebeu-se uma diminuição considerável de sinistros naquela localidade – 43%.

A Smmu acredita que, após a conclusão do projeto, a rua João Alfredo se tornará o modelo de rua que todos os porto-alegrenses gostariam de ter em seu bairro – tanto pelo embelezamento como pela arborização e espaços públicos que poderão ser compartilhados.

 

 

Julianna Uzejka

Andrea Brasil