Prefeitura realiza pesquisa para melhorias no Centro Histórico e 4º Distrito

12/03/2024 08:42

Estará disponível, no site da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), a partir desta terça-feira, 12, uma pesquisa para elaboração de propostas de Urbanismo Tático para o Programa de Requalificação Urbana Centro+ e 4º Distrito. São 14 perguntas de cada uma das áreas da cidade que têm o objetivo de entender as necessidades das duas regiões para a implementação de soluções que qualifiquem os espaços públicos. 

Os questionários ficarão disponíveis até o dia 19 de março. Dentre as questões a serem respondidas estão a faixa etária, costumes em relação aos locais que a população frequenta, como costuma se locomover entre outros. A partir da pesquisa serão propostas e executadas intervenções urbanas temporárias, por meio de materiais de baixo custo, como tinta, bancos, vasos, balizadores e tachões. 

“Através da elaboração de programas específicos, com ações de curto, médio e longo prazos, pretende-se devolver a atratividade ao bairro, melhorando as condições de investimentos, habitabilidade e ambiência urbana. Nesse contexto, a participação social é fundamental e a pesquisa servirá para captar os anseios das pessoas em relação à cada região. Em um segundo momento essas informações serão utilizadas para a proposição de soluções e futuramente implantadas nas vias que fazem parte do projeto”, destaca a diretora de Mobilidade Urbana da secretaria, Carla Meinecke. 

Sobre o programa - O Programa Centro+4D pretende traçar a melhor estratégia para a administração municipal promover a valorização e a sustentabilidade desta região da cidade. O programa é uma parceria implementada entre a prefeitura, Banco Mundial e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Parte dele visa aprimorar a mobilidade e a ambiência das ruas, além de propor maior integração do Centro Histórico à Orla do Guaíba, Cidade Baixa e 4º Distrito.

Aline Rimolo

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes