Prefeitura realiza ação em escola e em faixa de segurança no Dia do Pedestre

08/08/2022 18:56
Pedro Piegas / PMPA
mobilidade urbana
Kits foram entregues para estudantes da Escola Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha

No Dia do Pedestre, comemorado nesta segunda-feira, 8 de agosto, a prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realizou atividades em escolas para chamar a atenção para a importância da utilização da faixa de segurança. 

Pela manhã, o tema foi abordado pelos gestores da mobilidade durante entrega de kits escolares para os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Sarandi. A entrega faz parte do projeto Escola Amiga da EPTC e do convênio entre a EPTC e a Secretaria Municipal de Educação (Smed) para disseminar o tema da educação para o trânsito em sala de aula. 

À tarde, no Largo Glênio Peres, a equipe de Educação para a Mobilidade desenvolveu uma atividade com os pedestres na faixa de segurança próxima ao Mercado Público e Paço Municipal. O azulito e os agentes de fiscalização de trânsito da Escola Pública de Mobilidade abordaram as pessoas e estenderam um tapete vermelho para aqueles que atravessaram na faixa. Para as pessoas que atravessaram fora, foi estendida uma faixa de pedestre móvel em sinal de alerta. Ambas as atividades foram acompanhadas pelo secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, e pelo diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires. 

“No trânsito, em vários momentos todos nós somos pedestres”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. Em Porto Alegre, em acidentes com óbito, o pedestre é a segunda maior vítima. "Ações como essas são muito importantes para que toda a população perceba que todos nós juntos somos responsáveis pela segurança viária”, ressalta  o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires. 

Beatles - O dia 8 de agosto foi escolhido porque neste dia, em 1969, os Beatles atravessaram uma faixa de pedestres para fazer a foto histórica da capa de um de seus discos mais importantes. O Dia do Pedestre busca a reflexão sobre o cuidado com os mais frágeis no trânsito.

 

Aline Rimolo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes