Prefeitura leva projeto Espaços Mais Alegres para o bairro Mário Quintana

25/05/2023 12:44
Jaqueline Moura/EPTC PMPA
EPTC
Ideia é transformar parte da rua Dr. Salvador Célia em um espaço de convivência comunitária

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) apresentou para a comunidade do bairro Mário Quintana na quarta-feira, 24, o projeto Espaços Mais Alegres. A ideia é transformar parte da rua Dr. Salvador Célia em um espaço de convivência comunitária.

“O projeto visa a requalificar os espaços urbanos, dando utilização para a comunidade, prevendo dispositivos para segurança viária, sem prejudicar a circulação”, afirma a diretora de Mobilidade Urbana, Carla Meinecke.

Proposta prevê a utilização de parte da rua  Dr. Salvador Célia, onde em conjunto, a comunidade e a prefeitura, promoveriam as melhorias como forma de desenvolver a sensação de pertencimento. A área, depois de pronta, pode ser utilizada pela comunidade para lazer e descanso.

“O diferencial deste projeto de urbanismo tático é apresentar alternativas que sejam apropriadas e atendam às expectativas da população local”, conclui o coordenador de Assuntos Estratégicos da Smmu, Marcos Feder.

Além de promover a cidadania na comunidade, o projeto aumenta a segurança viária no local e disciplina a circulação de veículos. A rua, que hoje possui 21 metros de largura, permanecerá com sentido duplo e estacionamento dos dois lados. 

O encontro realizado no bairro Mario Quintana foi a primeira reunião de apresentação do estudo, e a participação ativa da comunidade nas sugestões das ações foi fundamental para dar continuidade na execução do projeto, que foi aceita pelos moradores. Após a finalização desta iniciativa na rua Dr. Salvador Célia, o projeto busca contemplar outros bairros de Porto Alegre. 

 

 

Jaqueline Moura

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes