Prefeitura inscreve no Novo PAC projetos para aquisição de ônibus com menor emissão de poluentes

28/11/2023 10:54
Alex Rocha/PMPA
MOBILIDADE URBANA
Pedido inclui 500 ônibus Euro 6 (menor emissão de poluentes), além de 100 ônibus com tecnologia elétrica

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, submeteu ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal projetos para renovação da frota e aquisição de ônibus elétrico, totalizando mais de R$ 1 bilhão de investimento para a qualificação do sistema de transporte coletivo. Foi enviado ao governo federal o pedido de aquisição de 20 ônibus leves, 340 pesados e 140 articulados, todos Euro 6 (menor emissão de poluentes). Além dos ônibus convencionais, foi enviado projeto para aquisição de 100 ônibus articulados, com tecnologia elétrica e infraestrutura de recarga. 

“Desde o começo do Programa Mais Transporte, trabalhamos na qualificação do sistema de ônibus com o incremento de viagens, melhoria da infraestrutura do transporte e também no investimento de novas tecnologias e renovação da frota”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

Também pelo Novo PAC, um dos projetos inscritos foi o da construção de um Centro de Controle Operacional do Transporte Coletivo, que permitirá à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) controlar o funcionamento em tempo real. O investimento é de R$ 21 milhões. 

Além dos investimentos inscritos no PAC, já foram adquiridos pelos consórcios que atendem o sistema de transporte cerca 170 ônibus, com a previsão de chegar a 233 até o final do ano. Todos os novos veículos estão sendo adquiridos com ar-condicionado, elevador de acessibilidade e sistema de menor emissão de poluentes. Atualmente, a frota operante da Capital é de 1.173 ônibus, destes 78% possuem ar-condicionado.

 

Aline Rimolo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes