Prefeitura inicia nova sinalização para ciclorrota na Zona Norte

14/08/2023 08:49
Maria Ana Krack / PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Alteração da sinalização viária atende às diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro

A prefeitura vai iniciar, nesta segunda-feira, 14, a implantação da nova sinalização da infraestrutura cicloviária da avenida Benno Mentz, na Zona Norte da Capital. Após diversas reuniões com a comunidade, o corpo técnico da Secretaria de Mobilidade Urbana (Smmu) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) validou as sugestões de representantes do comércio local, vereadores, estudantes e cicloativistas para a troca da tipologia de ciclovia para ciclorrota, no trecho de 600 metros entre a rua Dom Luís Guanella e a avenida Brasília.

“A medida atende a uma expectativa da comunidade local e garante a segurança viária com a manutenção de parte do projeto de sinalização já implantado. Através do diálogo e de análises técnicas procuramos achar uma solução para a circulação com o menor impacto possível nas melhorias já conquistadas no trânsito da região”, destaca o Secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

No primeiro momento serão retirados os segregadores da ciclovia, o que vai disponibilizar mais espaço de estacionamento para os usuários do comércio local e, a seguir, será implantada a nova a sinalização do espaço compartilhado entre veículos e bicicletas, que vai fazer a interligação entre as regiões do Iguatemi e o Terminal Triângulo para os usuários da mobilidade ativa.

A diretora de Mobilidade Urbana da Smmu, Carla Meinecke, destacou os resultados verificados após implantação do projeto de segurança viária da avenida Benno Mentz, no ano passado. “Estudos comprovaram que o projeto, que inclui travessias de pedestres, redutores de velocidade, entre outras intervenções pontuais, resultou na redução de 74% no número de sinistros de trânsito na via, entre 2017 e 2022”, ressalta Meinecke. Com esta mudança de comportamento na circulação e de acordo com as diretrizes de projeto cicloviário do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a ciclorrota poderá ser implantada no local, que possui limite de velocidades de até 40 quilômetros por hora.

Com a nova sinalização, Porto Alegre passa a ter 78,78 quilômetros de malha cicloviária, sendo 63,93 quilômetros de ciclovias, além de 9,35 quilômetros de ciclofaixas e 5,5 quilômetros de ciclorrotas.

Rede Cicloviária - O mapa com a localização de todos os trechos da rede cicloviária implantada na Capital está publicado no Portal de Transparência da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC), na página do Observatório de Mobilidade, em eptctransparente.com.br. Seu objetivo é disponibilizar amplo acesso às informações de mobilidade da capital gaúcha.

A Smmu e a EPTC permanecem trabalhando em busca de recursos e parcerias para ampliar a infraestrutura cicloviária e oferecer opções de deslocamento mais sustentáveis para a população.

 

Gustavo Roth

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes