Prefeitura começa etapa da pesquisa de mobilidade nas entradas da cidade

15/08/2023 09:11
Divulgação/ EPTC/ PMPA
Trânsito e Circulação
Pesquisa vai coletar informações de como as pessoas se deslocam para qualificar a mobilidade urbana da Capital

Inicia-se nesta terça-feira, 15, a pesquisa de linha de contorno nas entradas na cidade. É mais uma etapa da pesquisa de mobilidade que começou no dia 1º de agosto em Porto Alegre. Feita pela prefeitura, por meio do Consórcio CGC, tem como objetivo coletar informações de como as pessoas se deslocam na capital gaúcha para a construção de projetos de mobilidade que atendam às necessidades da população. 

“Esse trabalho é fundamental para a criação de novas políticas de mobilidade. Através dele, podemos entender melhor como as pessoas estão se deslocando e qualificar a mobilidade urbana da Capital. Reforçamos a importância da população colaborar nesse processo, que tem como principal foco produzir melhorias para a cidade”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

Em 11 pontos de saída e entrada de Porto Alegre, serão realizadas as Pesquisas de Linha de Contorno (LC), que contemplam três tipos de pesquisa: Pesquisa de Origem e Destino (OD), Contagem Volumétrica Classificada (CVC), Ocupação Visual (OV). As pesquisas de linha de contorno acontecem às terças, quartas e quintas-feiras. As pesquisas de contagem são realizadas entre as 5h e 21h, enquanto as pesquisas de entrevista e ocupação visual ocorrem nos momentos de maior fluxo: entre as 6h e 9h e entre as 16h e 19h. 

A Pesquisa de Origem e Destino são entrevistas que serão realizadas com motoristas e passageiros dos veículos. Nesses locais, alguns veículos são parados em modo de blitz e os ocupantes são entrevistados. 

As entrevistas conterão perguntas sobre a viagem que está sendo realizada, incluindo, por exemplo, origem e destino, horário em que a viagem se iniciou e que deve terminar, frequência e motivo da viagem. A Contagem Volumétrica Classificada é uma pesquisa em que se conta a quantidade de veículos que passarão por esses pontos e a classificação do tipo de veículo, por exemplo, ônibus, carro e caminhão. Já a Ocupação Visual é realizada por pesquisadores, que contarão a quantidade de ocupantes em alguns veículos que passarem pelos pontos. 

Pesquisa domiciliar - Até agora, foram concluídas 408 entrevistas. Nos próximos dias, os pesquisadores irão conversar com moradores de residências sorteadas nos bairros Floresta e São Geraldo, São João, Navegantes, Passo D’Areia, Auxiliadora e demais pontos da Zona Norte da cidade. As pesquisas ocorrem de terça-feira à sábado, das 8h às 19h. Além das visitas sem agendamento, o consórcio também realiza as entrevistas mediante agendamento prévio nos domicílios sorteados pelo número (11) 3097-8112. 

Sobre os pesquisadores - Os pesquisadores estão identificados com coletes que contêm etiqueta de identificação da Pesquisa de Mobilidade e todos os pesquisadores possuem credenciais próprias com nome, sobrenome e RG. A identidade dos pesquisadores pode ser confirmada através do contato da EPTC (118) e também pelo contato do Consórcio (11) 3097-8112. Ao serem recebidos, os pesquisadores se identificam, entregam o folder e explicam o motivo e a importância da pesquisa. Mais informações sobre as pesquisas estão disponíveis no site oficial da pesquisa. 

 

Aline Rímolo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes