Prefeitura apresenta projeto para expansão de malha cicloviária na Zona Sul

14/03/2024 09:24

Na noite desta quarta-feira, 13, a Prefeitura de Porto Alegre apresentou para ciclistas, moradores e vereadores o projeto para expansão em 1,4 quilômetro da rede cicloviária na Zona Sul. A proposta prevê uma ciclovia bidirecional no canteiro central, desde a Wenceslau Escobar com Otto Niemeyer, até a rua Castro de Menezes.

“Esta é uma etapa importante para seguirmos avançando com a mobilidade ativa. Estamos priorizando pontos em que podemos promover conexões e assim permitir que o ciclista tenha um espaço cada vez mais qualificado para o seu deslocamento, seja para lazer ou trabalho”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

A implantação será feita por meio de contrapartida da Melnick. Com a expansão, os usuários deste modal terão 7,5 quilômetros de conexão da malha cicloviária entre as regiões Sul e Centro.

Além do trecho no canteiro central, foram apresentadas pela diretora de Mobilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), Carla Meinecke, e pelo coordenador de Planejamento da SMMU, João Paulo Cardoso Joaquim, três alternativas temporárias para o trecho de 500 metros entre a avenida Copacabana e a rua Castro de Menezes.

A primeira opção prevê uma ciclovia separada e asfaltada no lado esquerdo da avenida Copacabana, mantendo as vagas de estacionamento do lado direito, onde há maior ocupação residencial, com ciclovia bidirecional do lado esquerdo, tornando a rua com sentido único.

A segunda opção seria a ciclovia no lado esquerdo na Copacabana com proibição de estacionamento até a rua Castro de Menezes, mantendo a via com sentido duplo. A terceira sugestão inclui uma ciclorrota na avenida Copacabana, com a manutenção do estacionamento do lado direito onde há maior ocupação residencial, com revestimento asfáltico em toda a via e moderadores de velocidade.

Os participantes apresentaram sugestões sobre o trecho na Copacabana, como a redução de velocidade na Wenceslau Escobar com a colocação de controladores e o uso do passeio público, entre a Copacabana e a rua Castro de Menezes.

“A partir das sugestões, faremos uma análise e marcaremos uma nova reunião para trazer aos moradores novas propostas, de modo que juntos possamos construir a solução mais segura para todos no trânsito”, afirma Castro Júnior.

Participaram do evento o diretor técnico da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Flávio Caldasso, e a gerente de planejamento de Trânsito e Circulação, Vanessa Schein.

Rede cicloviária - A malha cicloviária de Porto Alegre possui 86 quilômetros. Desde 2022, a prefeitura realiza uma revisão do modal. Além de reuniões setoriais com diversos segmentos para entender as necessidades para a realização de melhorias, a gestão promove reuniões prévias com comunidades onde há projeto de expansão previsto. Em 2023, foram feitos encontros com moradores da Nilo Peçanha e Sertório.

  

 

Aline Rimolo

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes