Prefeitura amplia fiscalização do uso de ar-condicionado no transporte coletivo

28/12/2023 15:11
Cesar Lopes/PMPA
Trânsito e Circulação
Vistoria ar-condicionado ônibus

A prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), está ampliando a fiscalização nos ônibus para verificar o funcionamento do ar-condicionado. Conforme o decreto 19.836/2017, o equipamento deve estar ligado a partir dos 24 graus. A frota operante da Capital é de 1.173 ônibus, dos quais 877 possuem ar-condicionado, o que representa 74%. 

Desde que se ampliou a fiscalização, verificou-se uma situação pontual na Carris que envolve os veículos adquiridos em 2020. Após várias reuniões, sucessivas reclamações, notificações e recalls desde setembro daquele ano, sem obter uma solução para o problema, a Companhia Carris acionou a empresa fornecedora judicialmente. 

“Estamos monitorando essa questão pontual e demos um prazo para adequação, tendo em vista as medidas já adotadas pela empresa para solucionar e entregar para os usuários do transporte veículos com ar-condicionado, dando mais comodidade para quem usa o serviço”, destaca o secretário Adão de Castro Júnior. 

É importante que os usuários do transporte coletivo informem via 156 ou 118 qual o prefixo do ônibus, o horário e o sentido da viagem em que foi observado o não funcionamento do equipamento para que a prefeitura possa  melhorar o atendimento e a prestação do serviço de transporte público.

 

Aline Rimolo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes