Porto Alegre conta com 195 novos abrigos de ônibus instalados

16/03/2023 15:49
Alex Rocha/PMPA
MOBILIDADE URBANA
Concessionária também é responsável pela manutenção dos equipamentos

Porto Alegre já conta com 195 novos abrigos de ônibus, resultado de uma parceria público-privada entre a prefeitura e a concessionária Eletromidia, sem custo para o município. Do total dos equipamentos instalados, 140 deles são do tipo A, com quatro assentos, e 55 do tipo B, com três assentos disponíveis. Os dois modelos prevêem piso podotátil, espaço para cadeirantes, iluminação artificial, três tomadas USB, proteção para vento e chuva e informações das linhas.

Do total instalado, 50 são abrigos sustentáveis e têm painel fotovoltaico. A concessionária também é responsável pela manutenção dos equipamentos e, no mês de fevereiro, realizou 1.232 atendimentos relativos a atos de vandalismo, limpezas e manutenções.

“O avanço das instalações das novas paradas é fundamental para a qualificação da infraestrutura do transporte coletivo. No Mais Transporte, juntamente com o incremento de viagens para melhor atender os passageiros, promover melhorias nos locais de embarque e desembarque é fundamentalâ€, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Além dos abrigos, foram colocados 102 painéis publicitários, forma de remuneração do contrato para o parceiro privado. Antes da instalação desses painéis, os projetos passam por análise na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

De acordo com o regramento previsto no edital, é permitida a instalação dos painéis até 40 metros do local do equipamento. O abrigo e o Mobiliário Urbano para Informação (Mupi) devem respeitar a NBR 9050 de acessibilidade do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“A expansão da nossa presença em Porto Alegre reforça o compromisso com a cidade e em contribuir para aprimorar a rotina diária das pessoas que utilizam o transporte público", diz o diretor de Relações Governamentais da Eletromidia, José Carlos Angelucci. 

 

 

Caroline Callai (estagiária)/Supervisão de Aline Rimolo

Lissandra Mendonça