Pesquisas de mobilidade urbana retomam as atividades

27/02/2024 09:07
Divulgação/ EPTC/ PMPA
Trânsito e Circulação
Serão realizadas pesquisas de pista e entrevistas nos domicílios

O estudo de mobilidade feito pela prefeitura, através do Consórcio CGC, está sendo retomado nesta terça-feira, 27, incluindo pesquisas de pista e entrevistas nos domicílios. Essas consultas são base para o planejamento urbano e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o transporte e a infraestrutura de Porto Alegre.

“A pesquisa auxiliará no planejamento de soluções de mobilidade que atendam às necessidades da população. Estamos bem avançados na pesquisa, mas ainda faltam algumas entrevistas para obtermos a exata radiografia da Capital”, diz o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

As entrevistas realizadas nos domicílios ocorrem de terça a sábado, das 13h às 21h. Os bairros que serão visitados nas próximas semanas são: Auxiliadora, Azenha, Bom Jesus, Boa Vista, Cavalhada, Centro Histórico, Chácara das Pedras, Cidade Baixa, Cristal, Farroupilha, Higienópolis, Jardim Botânico, Jardim do Salso, Jardim Europa, Jardim Sabará, Medianeira, Menino Deus, Montserrat, Nonoai, Petrópolis, Praia de Belas, Santa Tereza, Santo Antônio, Santana, Teresópolis, Três Figueiras, Vila Ipiranga e Vila Jardim.

Também serão realizadas as chamadas pesquisas de linha de contorno e de travessia. Além da informação sobre a origem e o destino, nessas pesquisas serão feitas contagens volumétricas de veículos e de ocupação visual do transporte público. 

As pesquisas de contorno, que acontecem nos limites da cidade, serão realizadas na próxima semana, na Ponte do Beco do Paulino (Alvorada), Ponte Rua Nova Prata (Alvorada) e Estrada Armando Inácio da Silveira, em frente ao terminal de ônibus Larri. Já as de travessia ocorrerão dentro de Porto Alegre e estão previstas para acontecer nas avenidas Farrapos, 88, Borges de Medeiros, 1212, Ipiranga, 1799, e Erico Verissimo, 530. As pesquisas de linha de contorno serão feitas em diversas vias do município, de terça a quinta, nos horários de maior fluxo, das 7h às 10h e das 16h às 19h.

  

Jaqueline Moura

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes