Pesquisa sobre urbanismo tático no Centro Histórico e 4º Distrito termina nesta sexta-feira

22/03/2024 08:54

Foi ampliado até esta sexta-feira, 22, o prazo para os interessados responderem a pesquisa sobre o Centro Histórico e 4º Distrito, dentro do Programa Centro +4D financiado pelo Banco Mundial (BM) e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A pesquisa, que está disponível no site da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) nestes links (Centro e 4º Distrito), será utilizada na elaboração de propostas de Urbanismo Tático para as duas localidades. São 14 perguntas de cada uma das áreas da cidade com o objetivo de entender as necessidades para a implementação de soluções que qualifiquem os espaços públicos. 

“Resolvemos ampliar para dar oportunidade para mais pessoas se manifestarem. A partir da pesquisa serão propostas e executadas intervenções urbanas temporárias, por meio de materiais de baixo custo, como tinta, bancos, vasos, balizadores e tachões”, destaca a diretora de Mobilidade Urbana, Carla Meinecke. 

Através da elaboração de programas específicos, com ações de curto, médio e longo prazos, pretende-se devolver a atratividade ao bairro, melhorando as condições de investimentos, habitabilidade e ambiência urbana. "Em um segundo momento essas informações serão utilizadas para a proposição de soluções que futuramente serão implantadas nas vias que fazem parte do projeto”, conclui Carla.

Espaços públicos - O Programa de Revitalização da Área Central de Porto Alegre (Centro+4D) será viabilizado através de cofinanciamento em captação junto ao Banco Mundial e à Agência Francesa de Desenvolvimento. Os investimentos propostos têm foco na qualificação dos espaços públicos e no patrimônio histórico, incluindo o aumento das áreas verdes, redução do uso do transporte individual e incentivo ao desenvolvimento socioeconômico do Centro Histórico e do 4º Distrito.

 

Aline Rimolo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes