Pesquisa sobre mobilidade urbana começa nesta terça-feira

01/08/2023 08:39

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio do Consórcio CGC, começa nesta terça-feira, 1°, as entrevistas com parte da população de Porto Alegre sobre mobilidade. O secretário da Pasta, Adão de Castro Júnior, vai acompanhar esta primeira etapa, às 10h, na rua Gaspar Martins, 534, no bairro Floresta. A partir da Pesquisa de Origem e Destino e Domiciliar (Edom) serão coletadas informações de como as pessoas se deslocam em Porto Alegre. Dessa forma, será possível a construção de projetos de mobilidade que atendam as necessidades da sociedade. 

Os pesquisadores atuarão, inicialmente, nos bairros Floresta e São Geraldo, passando após para São João, Navegantes, Passo D’Areia, Auxiliadora e demais pontos da Zona Norte. Os profissionais irão às residências com coletes que contêm etiqueta de identificação da Pesquisa de Mobilidade - todos possuem credenciais com nome, sobrenome e RG. As pesquisas ocorrem de terça-feira à sábado, das 8h às 19h. O consórcio também realiza as entrevistas mediante agendamento prévio pelo número (11) 3097-8112. 

A identidade dos pesquisadores pode ser confirmada por meio do contato da EPTC (118) e também pelo Consórcio (11) 3097-8112. Mais informações sobre as pesquisas estão disponíveis neste site.

Saiba mais - As Pesquisas de Mobilidade serão feitas em duas etapas. O estudo será composto tanto por pesquisas realizadas nos domicílios como por pesquisas de rua, realizadas em entradas da cidade e em locais em que a pessoa passa de uma região para a outra. O último estudo foi realizado em 2003. O trabalho contempla o planejamento, tabulação, aferição das matrizes de viagens dos dados coletados nas entrevistas e pesquisas complementares.

Carolina Callay - estagiária/ Aline Rimolo (supervisão)

Andrea Brasil