Pesquisa de Mobilidade será realizada na avenida Castelo Branco

02/04/2024 08:45
Alex Rocha/PMPA
EPTC
Atividade começa nesta terça-feira

Entre os dias 2 e 4 de abril, a prefeitura realiza a pesquisa de linha de contorno na avenida Castelo Branco. A ação integra a pesquisa de mobilidade que começou em agosto do ano passado e tem como objetivo auxiliar no planejamento urbano e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o transporte e a infraestrutura de Porto Alegre. 

A atividade acontece das 7h às 10h e das 15h às 18h.  No sentido Sul-Norte, as pesquisas serão realizadas próximo ao número 5725, enquanto no sentido Norte-Sul, no final da alça de acesso à comporta da Voluntários. Os trechos terão estreitamento de pista para abordagem dos veículos.

“Todas as informações irão nos auxiliar para a tomada de decisões importantes para a mobilidade. Sabemos que poderá causar algum transtorno, por ser uma via de grande fluxo, mas o diálogo com os motoristas que entram e saem de Porto Alegre é um balizador fundamental para nósâ€, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.  

Formato  - As abordagens são feitas com motoristas e passageiros de veículos selecionados. Nestes locais, alguns veículos serão abordados em formato de blitz, onde serão entrevistados os motoristas e passageiros de automóveis, caminhões e motos. As perguntas abordarão detalhes da viagem em curso, tais como origem e destino, horário de partida e previsão de chegada, bem como a frequência e motivo da viagem. Além disso, é feita a pesquisa de ocupação visual que contabiliza o número de ocupantes em alguns veículos que passarem pelo ponto.

Pesquisa domiciliar - Em paralelo segue a pesquisa domiciliar. Ela ocorre de terça a sábado das 11h às 19h em domicílios previamente selecionados. Os bairros a serem visitados nas próximas semanas são: Camaquã, Vila Nova, Cavalhada, Nonoai, Cristal, Teresópolis, Cascata, Glória, Restinga, Belém Velho, Jardim Carvalho, Cristo Redentor, Vila Ipiranga, Jardim Lindoia, São Sebastião, Rubem Berta, Santa Rosa de Lima, Mário Quintana, Moinhos de Vento, Mont Serrat, Praia de Belas, Farrapos, Humaitá, Navegantes, São João, Passo da Areia e Sarandi. 

Pesquisadores - Os pesquisadores estão identificados com coletes que contém etiqueta de identificação da Pesquisa de Mobilidade e todos os pesquisadores possuem credenciais próprias com nome, sobrenome e RG. A identidade dos pesquisadores pode ser confirmada através do contato da EPTC (118) e também pelos contatos do Consórcio (51) 99241-7302 e (11) 3097-8112. Ao serem recebidos, os pesquisadores se identificam, entregam o folder e explicam o motivo e a importância da atividade. 

 

Aline Rímolo

Andrea Brasil