Pesquisa de mobilidade segue nos bairros da Zona Norte

04/07/2023 16:54
Giulian Serafim / PMPA
Mobilidade urbana
Meta é alcançar 250 entrevistas nesta primeira etapa

A prefeitura, por meio do Consórcio CGC, começou em junho um projeto-piloto para a coleta de informações sobre como as pessoas se deslocam em Porto Alegre. A pesquisa de mobilidade tem como objetivo colher informações para a construção de projetos de mobilidade que atendam às necessidades da população. As equipes que realizam a entrevista domiciliar já conseguiram obter respostas de 136 moradores dos bairros São Geraldo e Navegantes. Nos próximos dias, os pesquisadores estarão nos bairros São João, Passo da ’Areia, Auxiliadora, São Geraldo e Navegantes, na Zona Norte.

“Nesta etapa a meta é alcançar 250 entrevistas e após esse período certamente haverá ajustes no processo para torná-lo mais assertivo. Reforçamos a importância da população receber os pesquisadores e responder ao questionamento, pois as informações são muito importantes para a construção de políticas sólidas de mobilidadeâ€, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

Identificação - Os pesquisadores chegam nas residências com coletes que contém etiqueta de identificação da Pesquisa de Mobilidade. Todos os pesquisadores possuem credenciais próprias com nome, sobrenome e RG. Durante o questionário, são perguntados de onde a pessoa vem, para onde vai, modo de transporte que usou, tempo gasto de deslocamento, entre outros pontos. As pesquisas ocorrem de terça-feira à sábado, das 8h às 20h. 

A identidade dos pesquisadores pode ser confirmada através do contato da EPTC (118) e também pelo contato do consórcio: (011) 3097-8112. Ao serem recebidos, os pesquisadores identificam, entregam o folder e explicam o motivo e a importância da pesquisa. Mais informações sobre as pesquisas estão disponíveis no site oficial da pesquisa: www.pesquisamobilidadepoa.com.br.

Etapas - As Pesquisas de Mobilidade serão feitas em duas etapas. O estudo será composto tanto por pesquisas realizadas nos domicílios como por pesquisas de rua, realizadas em entradas da cidade e em locais da cidade em que a pessoa passa de uma região para a outra. O último estudo foi realizado no ano de 2003. A pesquisa de mobilidade irá coletar informações para auxiliar na compreensão de como a população se desloca na Capital. O trabalho contempla o planejamento, tabulação, aferição das matrizes de viagens dos dados coletados nas entrevistas e pesquisas complementares.

 

Aline Rimolo

Gilmar Martins