Pesquisa de mobilidade começa por bairros da Zona Norte

01/08/2023 09:00

Começa nesta terça-feira, 1º, a Pesquisa de Origem e Destino e Domiciliar (EDOM). O objetivo é coletar informações sobre o deslocamento de pessoas em Porto Alegre para a construção de projetos de mobilidade que atendam às necessidades da população. O trabalho é realizado pela prefeitura, por meio do Consórcio CGC. 

“A pesquisa nos dará subsídios importantes para entender melhor os deslocamentos da população e o que podemos melhorar na mobilidade humana. Serão perguntas sobre cada deslocamento feito no dia anterior à pesquisa, além de questionamentos ligados à renda e equipamentos eletrônicos das famílias, que servem para caracterizar a mobilidade conforme os extratos socioeconômicos da sociedade”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

Os pesquisadores iniciarão as atividades pelos bairros Floresta e São Geraldo, seguindo após para os bairros São João, Navegantes, Passo D’Areia, Auxiliadora e demais pontos da Zona Norte. Os profissionais estarão identificados com coletes específicos da Pesquisa de Mobilidade, além de portarem credenciais com nome, sobrenome e RG. As atividades ocorrerão de terça-feira à sábado, das 8h às 19h. Além das visitas sem agendamento, o consórcio também realiza as entrevistas mediante agendamento prévio pelo número (11) 3097-8112. 

A identidade dos pesquisadores pode ser confirmada pelo telefone 118, da EPTC, ou ainda pelo telefone acima, do consórcio. Mais informações neste site.

Projeto-Piloto - Entre os dias 22 de junho e 14 de julho, ocorreu um projeto-piloto para ajustes nas entrevistas. Foram coletadas 85 pesquisas válidas nos bairros São Geraldo, Navegantes, São João e Passo D’Areia. A meta, até dezembro, é chegar a 10 mil entrevistas. 

Pesquisas de Mobilidade - O estudo será composto tanto por pesquisas realizadas nos domicílios como por pesquisas de rua, realizadas em entradas da cidade e em locais em que a pessoa passa de uma região para a outra. O último foi realizado em 2003. A pesquisa de mobilidade irá coletar informações para auxiliar na compreensão de como a população se desloca na Capital. O trabalho contempla o planejamento, tabulação, aferição das matrizes de viagens dos dados coletados nas entrevistas e pesquisas complementares.

 

Aline Rimolo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes