Pesquisa de mobilidade chega à Zona Sul da Capital

10/10/2023 14:05

A Pesquisa de Mobilidade iniciada em agosto em Porto Alegre chega nesta semana em bairros da Região Sul da cidade. Moradores que tiveram os domicílios sorteados na Medianeira, Glória, Nonoai, Teresópolis, Cel Aparício Borges, São José, Primeiro de Maio, Camaquã, Vila Nova, Campo Novo, Cidade de Deus, Belém Velho, Aberta dos Morros, Hípica, Moradas da Hípica e Restinga receberão a visita dos pesquisadores. A pesquisa é feita pela prefeitura, por meio do Consórcio CGC, e tem como objetivo coletar informações de como as pessoas se deslocam na capital gaúcha para o planejamento de soluções de mobilidade que atendam às necessidades da população. 

“É fundamental que os moradores recebam nossas equipes, pois o resultado final desse trabalho vai gerar grandes melhorias na mobilidade urbana da Capital”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

As pesquisas ocorrem de terça-feira a sábado, das 8h às 21h. Além das visitas sem agendamento, o consórcio realiza as entrevistas mediante agendamento prévio nos domicílios sorteados pelo número (51) 99241-7302. 

Pesquisa de contorno - Também estão sendo realizadas as pesquisas de linha de contorno. Nesta etapa, serão feitas as Pesquisas de Origem e Destino (OD), Contagem Volumétrica Classificada (CVC), Ocupação Visual (OV). Nesta semana, os pesquisadores estarão na Ponte do Beco do Paulino (Alvorada), Ponte R. Nova Prata (Alvorada) e avenida Protásio Alves (garagem VAP). As pesquisas acontecem às terças, quartas e quintas-feiras. As de contagem são realizadas entre as 5h e 21h, enquanto as pesquisas de entrevista e ocupação visual ocorrem nos momentos de maior fluxo: entre as 7h e 10h e entre as 15h e 18h. 

Vagas para pesquisadores - Estão abertas as inscrições para pesquisadores de campo. A contratação é feita pelo consórcio responsável pela pesquisa. A vaga é temporária com duração de três meses e o pagamento dos pesquisadores será efetuado pelo consórcio mensalmente. Todos os pesquisadores passarão por um dia de treinamento. Para aqueles que tiverem interesse, é só enviar currículo para o e-mail rh@certare.com.br. Os pesquisadores devem ter perfil comunicativo e possuir habilidade com smartphones e tablets. Será considerado como diferencial já ter participado de pesquisa de campo na área de mobilidade urbana. 

Sobre os pesquisadores - Os pesquisadores estão identificados com coletes que contêm etiqueta de identificação da Pesquisa de Mobilidade e todos os pesquisadores possuem credenciais próprias com nome, sobrenome e RG. A identidade dos pesquisadores pode ser confirmada através do contato da EPTC (118) e também pelos contatos do Consórcio (51) 99241-7302 e (11) 3097-8112. Ao serem recebidos, os pesquisadores se identificam, entregam o folder e explicam o motivo e a importância da pesquisa. Mais informações sobre as pesquisas estão disponíveis no site oficial da pesquisa. 

 

Aline Rimolo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes