Pesquisa auxiliará na criação do plano setorial do transporte

17/04/2023 11:44
Giulian Serafim/Arquivo PMPA
MOBILIDADE URBANA
Plano incluirá otimização de horários, novas linhas e novos terminais para o transporte da Capital

A prefeitura assinou nesta segunda-feira, 17, o contrato com o consórcio CGC, formado pelas empresas Concremat Engenharia e Tecnologia, Certare Engenharia e Consultoria, GPO Sistran Engenharia para a Pesquisa de Origem e Destino e Domiciliar (Edom). O prazo previsto para a conclusão da pesquisa é de 12 meses. O trabalho contempla o planejamento, tabulação, aferição das matrizes de viagens dos dados coletados nas entrevistas e pesquisas complementares, para auxiliar na compreensão de como a população se desloca na Capital.

“Essa pesquisa não era feita desde 2003 e é de extrema importância para o transporte, pois nos dará uma radiografia do sistema, que irá nos subsidiar para que possamos avançar em um plano setorial do transporte. Esse plano nos permitirá pensar na otimização de horários, novas linhas e novos terminais para o transporte da Capital”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

A partir da emissão da ordem de início, que deverá ocorrer até o final da semana, a empresa começará a primeira das cinco etapas previstas. As duas primeiras fases são compostas pelo Plano de Trabalho e de Comunicação. A  terceira fase consiste na pesquisa com a coleta de dados.  

Após a coleta, começa a quarta fase, que é a produção da base de dados. Na quinta e última etapa, será feito um relatório final constando o funcionamento da mobilidade urbana em toda a cidade.

 

Caroline Callai (estagiária/Supervisão: Aline Rimolo)

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes